Carregando...

Noivos doam sangue juntos há mais de 4 anos para Hemoacre: 'o sentimento é o melhor possível'

Melrile Santos e Claudio Oliveira são doadores há mais de 4 anos — Foto: Alisson Oliveira/Arquivo pessoal

Melrile Santos e Claudio Oliveira são doadores há mais de 4 anos — Foto: Alisson Oliveira/Arquivo pessoal

Uma campanha mobilizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) tem buscado atrair atenção dos doadores e mobilizou uma semana com sorteio de vários brindes para celebrar o Dia dos Namorados, no dia 12 de junho. Para reconhecer a boa ação, o Hemocentro ainda escolheu um casal do banco que ganhou um ensaio fotográfico, em Rio Branco.

Com o estoque baixo, o Hemocentro está buscando chamar os doadores e, devido a proximidade da data comemorativa, ainda está presenteado alguns dos casais que fazem a doação juntos com um sorteio. Além disso, prepara homenagem para o dia do Doador de Sangue no dia 14, que vai contar com música ao vivo e um lanche especial.

O casal que ganhou o ensaio foi a Melrile Santos, de 26 anos, e o noivo Claudio Oliveira, de 29. Juntos há sete anos, há quatro eles doam sangue juntos, pelo menos três vezes ao ano. Doador há mais de 10 anos, foi o Claudio quem influenciou a Melrile que tinha interesse, mas faltava um empurrãozinho.

“Ele é doador desde 2008, mais de 10 anos. Antes de conhecê-lo eu não doava, mas sempre tive certa curiosidade. Daí ele, que já era doador, me convidou pra ir. Fui e até então, a gente faz todas as doações possíveis dentro de um ano. A gente até brinca porque chega a ser um evento porque separamos um dia, geralmente no sábado, e vai lá fazer a doação”, conta Melrile.

A doação para eles é um gesto de amor — Foto: Alisson Oliveira/Arquivo pessoal

A doação para eles é um gesto de amor — Foto: Alisson Oliveira/Arquivo pessoal

Presente

Em relação ao presente, a doadora diz que foi um evento porque noivou no meio da pandemia sem poder fazer uma festa. O noivo participava de uma reunião e não pôde conversar com o G1.

“A gente tira um tempo tão mínimo, as pessoas lá são tão acolhedoras e acaba sendo o mínimo que a gente pode fazer e também e um dia a gente pode precisar. Então o sentimento é o melhor possível. Fizemos um ensaio curto, mas bem legal, lá dentro do Hemocentro e depois a gente até o Horto Florestal. Foi um presente. A gente noivou no meio dessa pandemia e não teve como fazer nada e foi tudo bem restrito, então, um evento desse foi muito legal”, contou.

Campanha faz chamamento adoadores para garantir estoque — Foto: Alisson Oliveira/Arquivo pessoal

Campanha faz chamamento a doadores para garantir estoque — Foto: Alisson Oliveira/Arquivo pessoal

Campanha

A coordenadora de Captação de Doadores do Hemoacre, Quésia Nogueira, disse que o ensaio foi um presente ao casal que foi escolhido em seleção feita no banco de doadores. Ela explica que a iniciativa da campanha é para atrair os casais e chamar os doadores para garantir a manutenção dos estoques da unidade.

Os brindes, que foram doações de parceiros, vão ser sorteados aos casais que comparecerem juntos nesse período para fazer a doação. E o ensaio também foi por meio de uma parceria.

“Nós estamos nesse mês com duas campanhas, a dos namorados, nesta semana que encerra no dia 12 e no dia 14 vamos ter o dia Mundial do Doador e vamos fazer homenagem a eles. Fizemos o ensaio com esse casal que doa todos os anos entre três e quatro vezes”, reforçou.

Os demais sorteios para quem comparecer nesta semana e está concorrendo, vai ser feito no sábado (12). Para concorrer, o casal precisa doar sangue junto.

“É para a gente chamar os nossos doadores, convidar para retornarem aqueles que estão distantes. Estamos nos organizando para colocar o ônibus ali fora para evitar aglomeração e eles doem de forma segura. Estamos na expectativa de nessa semana aumentar nosso estoque, que está baixo”, concluiu.

Quem pode doar sangue

O doador deve ter entre 16 -acompanhado do responsável- e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde, ter dormido 6 horas na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes, evitar alimentos gordurosos 4 horas antes e não estar em jejum.

G1 em 1 minuto

136 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*