Carregando...

Após mais de um ano, alunos retornam às aulas presenciais na rede pública de AL

Depois de mais de um ano com aulas virtuais por causa pandemia da Covid-19, as escolas da rede estadual de ensino de Alagoas voltaram a receber alunos com a retomada das aulas presenciais nesta segunda-feira (16). Milhares de estudantes tiveram que seguir protocolos sanitários para evitar o contágio da doença.

No Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió, o cenário nesta manhã era bem diferente de meses anteriores. Estudantes e ônibus escolares voltaram a circular no maior complexo educacional do estado.

O retorno não é integral. As aulas são em formato híbrido, com atividades presenciais e não presenciais e a presença em sala de aula de 50% dos estudantes matriculados em cada turma. O revezamento dos alunos será semanal.

  • Volta às aulas: perguntas e respostas

Na Escola Moreira e Silva, cerca de 100 estudantes voltaram neste primeiro dia de aulas presenciais. Na entrada de cada sala de aula e nos corredores foram colocados avisos para a prevenção de contágios da Covid.

Higienizar as mãos, passar álcool gel, respeitar o distanciamento social foram algumas das orientações.

De máscara, os alunos se encontraram no pátio da escola para receber orientações. Mesmo com as cadeiras em distanciamento, muitos ficaram próximos uns dos outros.

Segundo os professores, a instituição optou em voltar gradativamente para evitar aglomeração. O secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, esteve presente na escola e pediu respeito aos protocolos sanitários.

"A grande maioria de vocês queria que esse grande dia chegasse, estavam ansiosos por esse dia. O que a gente pede é que todos mantenham o distanciamento assim que possível, usem o álcool gel em demasia ou lavem as mãos. Se a gente seguir esse caminho de segurança a gente vai virar rapidinho essa página. Com certeza os alunos da rede pública de ensino vão ser os primeiros a tomarem a vacina. Muitos professores estão de arriscando por amor a vocês", disse ele.

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), as unidades de ensino devem seguir o Protocolo de Gestão Escolar com medidas adaptadas ao momento da pandemia.

  • Veja o protocolo publicado pelo governo de Alagoas

A secretaria informou que 90% das unidades estão com estrutura adequada para receber os estudantes. Já os outros 10%, ainda estão passando por reformas estruturais e não têm data para o retorno.

*Estagiário, sob supervisão de Carolina Sanches.

Assista aos vídeos mais recentes do G1 AL

200 vídeos

Veja mais notícias da região no G1 AL


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*