Carregando...

Professores de Maceió encerram greve e começam a retomar aulas nas escolas municipais

Professores de Maceió decidem encerrar greve — Foto: Sinteal

Professores de Maceió decidem encerrar greve — Foto: Sinteal

Professores da rede municipal de Maceió aceitaram a proposta da Prefeitura de reajuste para todos os trabalhadores da educação e começaram a retomar as aulas a partir desta quinta-feira (18). De acordo com a categoria, foi aceito o percentual de 10% colocado em votação em assembleia da na quarta (17), mesmo dia em que foi aprovado o reajuste de 4% para todo o funcionalismo municipal.

  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Telegram

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) o reajuste será pago em duas parcelas, sendo 6% em agosto e 4% em dezembro. Com isso, a greve chega ao fim após 36 dias de paralisação.

Também foi garantida a complementação do piso para professores de ensino médio, correção do salário base de todos que recebem abaixo do salário mínimo, aumento do valor da hora aula e a instalação de uma mesa permanente de negociação para encaminhar os demais itens da pauta de reivindicações.

Os professores entraram em greve no dia 11 de julho. De acordo com o Sinteal, cerca de 90 escolas municipais ficaram sem aulas desde o início da mobilização.

No dia 19, a Justiça determinou que os professores encerrassem a greve e retornassem imediatamente às atividades, sob risco de pena de multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento. Mas a determinação não foi atendida.

Os professores suspenderam as atividades no dia marcado pelo Município para volta às aulas, que já tinha sido adiada devido aos transtornos causados pelas enchentes do início do mês, exceto naquelas que estão abrigando famílias que tiveram que sair de suas casas. Nessas unidades, as aulas serão repostas em janeiro de 2023.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

50 vídeos

Veja mais notícias da região no g1 AL


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Calendar