/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/Z/i/WquTP3Qx2sT57Gbld6Gg/simulacao.jpeg)
Defesa Civil realiza simulação de emergência no Trapiche da Barra, em Maceió — Foto: Ascom Defesa Civil Maceió
Uma simulação de emergência no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, vai ser realizada nesta sexta-feira (9), às 9h. O exercício tem como objetivo treinar as comunidades próximas a Braskem e os órgãos públicos e privados que podem ser acionados em caso de emergência relacionada à petroquímica. Para a simulação, o trânsito da região vai ficar parcialmente interditado (confira na lista abaixo).
- Compartilhe no WhatsApp
- Compartilhe no Telegram
A simulação é realizada pela Coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL), um braço da Defesa Civil Municipal. Toda a ação deve durar no máximo 40 minutos.
De acordo com a Defesa Civil, a simulação será iniciada quando a Braskem tocar o alarme para a comunidade e informar ao Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) de uma suposta ocorrência na fábrica, que pode atingir a comunidade do Trapiche da Barra.
A partir dessa situação, é iniciado o Plano de Controle de Emergências Interno, que tem a intenção de minimizar ou eliminar os possíveis impactos que um evento como este pode causar, no menor tempo possível.
Para o simulado, serão bloqueadas as vias paralelas à Avenida Assis Chateaubriand:
- Avenida Rui Palmeira, em frente ao Quartel 1º BPM, no sentido Pontal
- Cruzamento da Avenida Siqueira Campos com a Rui Palmeira, sentido Pontal
- Cruzamento da Avenida Siqueira Campos com a Rui Palmeira, sentido Centro
- Esquina da Av. Rui Palmeira, sentido Virgem dos Pobres
- Rua Riachuelo, em frente à entrada do Sitio Recreio
“Este simulado acontece todos os anos e nós, que coordenamos o APELL, preparamos nossos agentes para um possível acidente, para que eles estejam cientes de quais ações devem ser realizadas. É uma ação integrada com vários órgãos e é muito importante para a segurança da população”, explica o tecnólogo da Defesa Civil de Maceió e coordenador do APELL, Paulo Noronha.
Além da Defesa Civil Municipal também vão participar do simulado, a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Guarda Municipal (SEMSCS) e Instituto do Meio Ambiente (IMA). O Hospital Geral do Estado (HGE) e a Santa Casa de Misericórdia de Maceió também participarão do exercício recebendo as supostas vítimas.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL