Carregando...

Simulação de emergência no Trapiche da Barra, em Maceió, é realizada na sexta-feira

Defesa Civil realiza simulação de emergência no Trapiche da Barra, em Maceió — Foto: Ascom Defesa Civil Maceió

Defesa Civil realiza simulação de emergência no Trapiche da Barra, em Maceió — Foto: Ascom Defesa Civil Maceió

Uma simulação de emergência no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, vai ser realizada nesta sexta-feira (9), às 9h. O exercício tem como objetivo treinar as comunidades próximas a Braskem e os órgãos públicos e privados que podem ser acionados em caso de emergência relacionada à petroquímica. Para a simulação, o trânsito da região vai ficar parcialmente interditado (confira na lista abaixo).

  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Telegram

A simulação é realizada pela Coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL), um braço da Defesa Civil Municipal. Toda a ação deve durar no máximo 40 minutos.

De acordo com a Defesa Civil, a simulação será iniciada quando a Braskem tocar o alarme para a comunidade e informar ao Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) de uma suposta ocorrência na fábrica, que pode atingir a comunidade do Trapiche da Barra.

A partir dessa situação, é iniciado o Plano de Controle de Emergências Interno, que tem a intenção de minimizar ou eliminar os possíveis impactos que um evento como este pode causar, no menor tempo possível.

Para o simulado, serão bloqueadas as vias paralelas à Avenida Assis Chateaubriand:

  • Avenida Rui Palmeira, em frente ao Quartel 1º BPM, no sentido Pontal
  • Cruzamento da Avenida Siqueira Campos com a Rui Palmeira, sentido Pontal
  • Cruzamento da Avenida Siqueira Campos com a Rui Palmeira, sentido Centro
  • Esquina da Av. Rui Palmeira, sentido Virgem dos Pobres
  • Rua Riachuelo, em frente à entrada do Sitio Recreio

“Este simulado acontece todos os anos e nós, que coordenamos o APELL, preparamos nossos agentes para um possível acidente, para que eles estejam cientes de quais ações devem ser realizadas. É uma ação integrada com vários órgãos e é muito importante para a segurança da população”, explica o tecnólogo da Defesa Civil de Maceió e coordenador do APELL, Paulo Noronha.

Além da Defesa Civil Municipal também vão participar do simulado, a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Guarda Municipal (SEMSCS) e Instituto do Meio Ambiente (IMA). O Hospital Geral do Estado (HGE) e a Santa Casa de Misericórdia de Maceió também participarão do exercício recebendo as supostas vítimas.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

50 vídeos

Veja mais notícias da região no g1 AL


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*