
Veja como os fenômenos La Niña e El Niño influenciam o clima de Alagoas
O mês de março é marcado pelo fim do verão, mas essa não é a única mudança meteorológica que vai afetar o clima em Alagoas. Isso porque, de acordo com a meteorologia, o fenômeno El Niño começa a se configurar sobre os oceanos e deve substituir o fenômeno La Niña, provocando uma mudança na temperatura dos ocenanos e na incidência de chuvas.
- Compartilhe no WhatsApp
- Compartilhe no Telegram
O meteorologista Vinícius Pinho explica que, à medida que o La Niña perde força, o Oceano Pacífico entra em um período de neutralidade, onde as águas estão igualmente quentes e frias, porém esse período deve ser curto.
"A tendência é que, daqui a um ou dois meses, a gente entre no El Niño. E isso traz períodos mais secos para o Nordeste brasileiro, o que preocupa devido à seca que já vivemos hoje, principalmente no semi-árido alagoano", disse o meteorologista.
O Oceano Pacífico, mesmo do outro lado das Américas, influencia muito o Sertão alagoano. Já a parte Leste, como o litoral do estado, é influenciada pelo Oceano Atlântico.
"Nós estamos perto do nosso período chuvoso e o Oceano Atlântico continua aquecido, isso significa que na metade Leste do estado (Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco) teremos chuvas mais abundantes, as famosas ondas de LEER que transportam humidade e trazem chuva desde a costa da África", disse Vinícius Pinho.
Mesmo com o aquecimento das águas por causa do fenômeno El Niño, o meteorologista explica que a Quadra Chuvosa (período entre a segunda semana de abril e a segunda semana de agosto) deve trazer volume maior de chuvas na parte Leste, mas não tão intenso como no ano passado, quando foram registrados diversos alagamentos e inundações.
Por outro lado, esse período chuvoso deve dar lugar a um período de tempo seco antes mesmo de a Quadra Chuvosa terminar.
"A partir do final da nossa quadra chuvosa, a gente pode ter uma acentuação do período de seca. A gente pode voltar a ter uma seca severa no estado de Alagoas", disse o meteorologista.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/m/F/cOAqSYR3yzX3EmhKI8Sw/seca-sertao-al-2-.jpg)
Preocupação com a seca em Alagoas aumenta com a proximidade do fenômeno El Niño — Foto: Yasmin Pontual/TV Gazeta
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL