Carregando...

Varíola dos Macacos: primeiro caso confirmado no Amapá é de homem de 32 anos

Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará fez análise da amostra amapaense — Foto: Marco Santos/Agência Pará

Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará fez análise da amostra amapaense — Foto: Marco Santos/Agência Pará

Após cinco notificações de casos suspeitos da varíola dos macacos, o Instituto Evandro Chagas (IEC) confirmou o primeiro caso positivo da doença no estado. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), na manhã desta quinta-feira (8).

O caso positivo é de um homem de 32 anos, que esteve nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, entre os dias 12 e 24 de agosto. Foi informado também que o quadro de saúde do paciente é considerado estável. Ele está em isolamento domiciliar e os contatos sendo monitorados, segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde.

A suspeita foi notificada na última sexta-feira, 31 de agosto, após o paciente procurar atendimento em Unidade de Saúde de Macapá. Ainda segundo o GEA, o paciente apresentou sintomas compatíveis com a doença e vínculo epidemiológico, ou seja, ele informou as autoridades de saúde de ter tido contato com possível caso da doença, durante a viagem ao Rio de Janeiro.

  • Resumo em 6 pontos explica o que é, sintomas, transmissão, prevenção, tratamento e vacina
  • SVS divulga estratégias de combate à doença no Amapá; veja como prevenir

Até a manhã desta quinta-feira, o Amapá possui 5 notificações oficiais de casos suspeitos, duas descartadas, duas em análise laboratorial e um caso confirmado, informou a SVS.

Uma coletiva de imprensa será realizada nesta quinta-feira (8), às 11 horas, para esclarecer dúvidas e informar a população sobre o caso confirmado.

Webstories

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

50 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*