/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/u/q/xMIB30ReKmiG7GBybXFA/whatsapp-image-2023-03-01-at-15.49.58.jpeg)
pedra branca, anticoncepcional, diu — Foto: Prefeitura de Pedra Branca do Amapari/Divulgação
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pedra Branca do Amapari, no interior do Amapá, começaram a ofertar a aplicação gratuita do dispositivo intrauterino (DIU) nesta terça-feira (28). A ferramenta é um anticoncepcional de longa duração e alta eficiência, e que pode ser retirado quando a mulher desejar engravidar.
Para aplicarem o dispositivo, as mulheres devem apresentar documento de identificação com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Depois, as mulheres serão submetidas à consulta de enfermagem e exames.
O DIU é feito de cobre e dura, em média, por 10 anos. A medida é parte de uma campanha da prefeitura do município sobre prevenção à gravidez na adolescência.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/B/Y/wAAKskTM6X6NabjbxGpg/whatsapp-image-2023-03-01-at-15.50.00-1-.jpeg)
Mulheres participam de triagem durante evento de abertura da campanha. — Foto: Prefeitura de Pedra Branca do Amapari/Divulgação
Além disso, o serviço médico do município também dispõe de anticoncepcionais injetáveis mensais, trimestrais, minipílulas, pílula combinada, pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte), e preservativos.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pedra Branca do Amapari informou que trabalhará na divulgação do serviço. Segundo a secretária Elza Guerra, muitas pessoas não sabem que o anticoncepcional é disponibilizados gratuitamente.
“Grande parte da população ainda não tem conhecimento que o município disponibiliza o DIU como método contraceptivo gratuito, e estamos realizando um trabalho de divulgação”, refletiu a secretária.
Beth Pelaes, prefeita do município, destacou a importância do DIU e outros métodos para o planejamento familiar, de modo que se evite uma gravidez inesperada.
“O planejamento familiar faz todo o diferencial para todo casal, através dele as pessoas conseguirão prevenir uma gravidez indesejada e entender a importância do uso de métodos contraceptivos e qual o mais indicado”, disse Beth.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá