Carregando...

Cheia recorde: Rio Negro atinge 30 metros e ultrapassa em 3 cm a maior enchente em 119 anos

Cheia recorde: Rio Negro atinge 30 metros e ultrapassa em 3 centímetros a maior enchente em 119 anos— Foto: Paulo Frazão/ Rede Amazônica

Cheia recorde: Rio Negro atinge 30 metros e ultrapassa em 3 centímetros a maior enchente em 119 anos — Foto: Paulo Frazão/ Rede Amazônica

O nível do Rio Negro alcançou 30 metros neste sábado (5), ultrapassando em 3 centímetros a cota recorde registrada no ano de 2012. Com isso, Manaus registra a maior cheia da história, desde o início dos registros em 1902.

Na capital, mais de 24 mil famílias foram prejudicadas pela inundação em pelo menos 15 bairros, de acordo com a Defesa Civil. Em diversos pontos, a circulação de pessoas ocorre somente por meio de passarelas.

  • FOTOS:Cheia do Rio Negro alcança recorde histórico em Manaus
  • ENCHENTE RECORDE:Rio Negro sobe e Manaus registra a maior cheia da história

O centro histórico registra vários pontos de alagamento. A Praça do Relógio e o prédio da Alfândega estão entre os locais mais atingidos. Das 62 cidades, 48 estão em situação de emergência.

Nível do Rio Negro sobe e água chega à Praça do Relógio, Centro Histórico de Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM

Nível do Rio Negro sobe e água chega à Praça do Relógio, Centro Histórico de Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM

A água do rio Negro também invadiu o local onde funcionava a principal e mais tradicional feira da capital, a Manaus Moderna. Como isso, os feirantes foram transferidos para uma balsa.

Comerciantes relatam prejuízos. Lojistas tiveram os estabelecimentos alagados, mesmo com as contenções em forma de barreira para impedir a entrada da água. Diversas ruas de acesso ao centro comercial precisaram ser interditadas devido à enchente histórica.

Em praticamente todo o Amazonas, a cheia causa inundações. De acordo com dados da Defesa Civil, mais de 400 mil pessoas estão afetadas. Das 62 cidades, 48 estão em situação de emergência.

Veja vídeos mais assistidos do G1 Amazonas

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*