Carregando...

Em Manaus, apenas 35% dos beneficiários do 'Auxílio Brasil' atualizaram acompanhamento em saúde

Grávida em atendimento.— Foto: Isaque Ramos/Semsa

Grávida em atendimento. — Foto: Isaque Ramos/Semsa

Apenas 35% dos beneficiários do 'Auxílio Brasil', do governo federal, procuraram as unidades básicas de Manaus para atualizar o acompanhamento em saúde no primeiro semestre deste ano. O acompanhamento na Atenção Primária à Saúde (APS) é um dos requisitos para a permanência das famílias no programa.

As famílias com o atendimento pendente têm até o dia 30 deste mês de junho para atualizar a situação.

"Desde o Bolsa Família, que foi substituído pelo Auxílio Brasil, o acompanhamento em saúde é exigido pelo governo federal, mas muitas pessoas não estão comparecendo. O procedimento é essencial para a promoção da saúde das famílias em vulnerabilidade socioeconômica, e também para que o benefício não seja cortado", alertou a coordenadora das ações de Saúde Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Lia Ferreira.

O público-alvo do cadastro é formado são crianças menores de 7 anos de idade, e mulheres entre 14 e 44 anos.

Em Manaus, 237.140 usuários são esperados no primeiro semestre. Até a última terça-feira (21/6), apenas 84.071 foram acompanhados (sendo 15.716 crianças e 68.355 mulheres).

Como funciona o acompanhamento

Durante o acompanhamento, o profissional de saúde observa se a caderneta de vacinação da criança está atualizada, se o peso e altura estão adequados, ou se a criança está com algum risco nutricional, entre outros pontos.

No caso das mulheres, também é avaliada sua condição nutricional (altura e peso), assim como exames de rotina e, no caso de gravidez, se ela está com o pré-natal em dia.

“Caso esse usuário esteja com algum problema de saúde, conseguimos identificar em tempo hábil para iniciar a assistência necessária. As famílias devem buscar qualquer unidade básica de saúde e informar que precisam atualizar o acompanhamento do Auxílio Brasil”, orientou Lia Ferreira.

O acompanhamento em saúde precisa ser feito duas vezes ao ano, sendo que a primeira vigência é de janeiro a junho, e a segunda, de julho a dezembro.

Como fazer

Os usuários devem ir até as unidades portando documento de identificação com foto, cartão de vacina, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O endereço das unidades pode ser conferido no link: https://semsa.manaus.am.gov.br/localizacao-das-unidades-de-saude.

Desempenho escolar

O programa Auxílio Brasil também monitora o desempenho escolar das crianças e adolescentes beneficiados, assim como a atualização cadastral da família na Assistência Social.

Vídeos mais assistidos do Amazonas:

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*