Carregando...

amazônia

Alerta de desmatamento na Amazônia Legal em maio é o maior desde 2016

Até o dia 28, havia 1.180km² sob alerta na região; é o terceiro mês consecutivo em que os índices batem recordes históricos mensais, segundo medição do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Amazônia tem o maior desmatamento para o mês de abril em uma década, diz Imazon

778 km² de floresta foram devastados no período, um aumento de 45% em relação a abril de 2020.

ONG´s pedem à Biden que governo americano pare de negociar a ‘portas fechadas’ com Bolsonaro sobre o meio ambiente

Em carta enviada ao presidente americano, cerca de 200 organizações afirmam que decisões sobre o meio ambiente e Amazônia devem envolver sociedade civil e populações locais, e que Bolsonaro é 'pio

Muvuca de sementes: O método de plantio que ajuda a restaurar áreas devastadas da Amazônia

Neste domingo (21), Dia Internacional das Florestas, Rede Amazônica detalha sobre uma técnica que pode salvar um ecossistema, tornando espaços degradados semelhantes com o que eram antes de serem destruídos pelo desmatamento.

Crédito de carbono: não adianta mirar em mercado de compensação se desmatamento continuar, alertam especialistas

Busca consciente pela redução das emissões de gases de efeito estufa já é realizada há mais de uma década no Brasil por empresas e organizações por meio do mercado voluntário. Regras dependem da gestão dos países; a cada tonelada métrica de CO2 não emitida, é gerado um crédito de carbono.

Número de alertas de desmatamento na Amazônia Legal em 2020 foi o segundo pior nos últimos 5 anos, apontam dados do Inpe

O índice ficou abaixo apenas do recorde histórico de 2019. Julho foi o mês com mais alertas no ano. Aumento para dezembro em relação a 2019 é de quase 14%.

Entenda como a cadeia da castanha estimula a economia e ajuda na conservação da Amazônia

Além de fomentar a economia regional, produto ajuda no desenvolvimento sustentável do ecossistema. Castanha ocupa segundo lugar do ranking dos produtos não madeireiros mais extraídos da região Norte, aponta IBGE.

Alertas de desmatamento na Amazônia diminuem em novembro, apontam dados do Inpe

Maior parte da área desmatada da floresta em novembro foi no Pará. Amazônia Legal teve uma área de 310,35 km² sob alerta de desmatamento.

Incêndios na Amazônia deixam rastro de destruição por décadas

Estudo aponta que 30 anos após passagem do fogo pela floresta, emissões de gases do efeito estufa persistem devido à morte lenta das árvores. Período também não é suficiente para que mata se regenere.

Amazônia teve mais de 53 mil focos de incêndio em áreas públicas sem destinação em um ano, aponta Inpe

Dados foram compilados por uma nova ferramenta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Apenas 3 de quase mil autuações aplicadas pelo Ibama por desmate na Amazônia em 2020 foram quitadas

Do valor total arrecadado em 2020 para crimes de desmatamento (R$ 4,2 milhões), as autuações de fiscalizações feitas neste ano somam pouco mais de R$ 12,5 mil. Dinheiro pago é majoritariamente referente às décadas anteriores.

Queimadas na Amazônia em 2020 passam número registrado em todo o ano de 2019

Floresta já ultrapassou os 89.176 focos de calor detectados de janeiro a dezembro do ano passado, chegando a 89.604 nesta quinta-feira (22).

Jovem indígena produz máscaras contra a Covid e entra para movimento de Greta Thunberg contra mudanças do clima

Samela Sateré-Mawé, de 24 anos, fala sobre ativismo ambiental e a importância dos povos tradicionais. Segundo ela, 'o principal empecilho na defesa da floresta é a ganância'.

'Amazônia é como a bolsa de valores: dependendo do sinal do governo, os crimes ambientais aumentam', diz procurador da força-tarefa

Em entrevista à BBC News Brasil, o procurador Daniel Azeredo, membro da Força-Tarefa Amazônia, falou sobre o perfil dos desmatadores da floresta, garimpo em terras indígenas e a política ambiental do governo Jair Bolsonaro. Azeredo é um dos 12 procuradores que pediram o afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Acumulado de focos de incêndio na Amazônia até setembro é o maior desde 2010, mostram dados do Inpe

Naquele ano, foram 102.409 pontos de fogo na floresta; neste, foram 76.030. Mês de setembro é, historicamente, o que tem o maior número de focos.

Amazônia Legal teve 964 km² sob alerta de desmatamento em setembro, mostram dados do Inpe

Maior parte da área desmatada da floresta em setembro foi no Pará. Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de oito estados.

Na terceira fase, grupo entrou com 27 ações na Justiça pedindo o bloqueio de bens de 23 pessoas. Objetivo é reparar danos ambientais em cerca de 35 mil hectares de floresta

Em carta a Mourão, oito países europeus dizem que desmatamento dificulta negócios com o Brasil

Texto fala em 'atual tendência crescente de desflorestamento no Brasil'. Em conferência virtual, vice-presidente defendeu a atuação do governo na preservação ambiental.

Em aliança, agronegócio e ONGs apresentam a Bolsonaro medidas para conter desmatamento na Amazônia

Coalizão formada por 230 representantes apresentou pacote de seis ações a serem adotadas.

Sertanista diz temer uso de morte de colega contra índios isolados na Amazônia: 'acidente de trabalho'

Sydney Possuelo, 80, foi presidente da Funai e por anos comandou o departamento que cuida de povos indígenas em isolamento no Brasil. Um de seus comandados foi Rieli Francisato, morto com uma flechada em Rondônia. Em entrevista, ele critica tentativas de uso político do incidente.

Mourão defende novo fundo para financiar desenvolvimento sustentável na Amazônia

Outra alternativa, segundo o vice-presidente, seria usar taxas cobradas de indústrias na Zona Franca de Manaus. Mourão participou de um debate sobre inovação na Amazônia.

Amazônia teve 1.359 km² sob alerta de desmatamento em agosto, mostram dados do Inpe

Área é maior que a da cidade de Belém; Cerrado teve 189 km² de área sob alerta. Agosto marca o início da temporada de medições de desmatamento nos biomas brasileiros.

Queimadas na Amazônia estão associadas a mais de 2 mil hospitalizações em 2019, diz relatório

Pesquisa de organizações sem fins lucrativos cruzou dados de internações por doenças respiratórias com poluentes produzidos em queimadas, mostrando uma situação preocupante especialmente para crianças e idosos.