Carregando...

Revestimento cimento: porcelanato é uma boa opção para paredes

O revestimento cimento é uma alternativa muito interessante para ter o charme e a rusticidade do cimento, mas sem perder a facilidade dos revestimentos cerâmicos, como o porcelanato.

Além de pisos, você sabia que esse material também pode ser usado nas paredes? Essa é uma tendência forte, que combina com diferentes estilos decorativos, sobretudo o industrial.

Quais são as vantagens do revestimento cimento para as paredes?

O revestimento cimento não está em alta por acaso. Além da beleza, ele traz uma série de funcionalidades que são características dos porcelanatos, como:

  • é versátil e pode ser usado em praticamente qualquer ambiente, revestindo todo o cômodo, apenas uma parede ou alguns detalhes;
  • não desbota com o passar dos anos, de modo a garantir a beleza das superfícies por mais tempo;
  • pode ser aplicado em ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros;
  • pode ser utilizado em paredes internas e externas;
  • proporciona amplitude para superfícies pequenas;
  • protege contra a umidade e outros problemas;
  • oferece facilidade de limpeza e manutenção;
  • tem design diferenciado e sofisticado.

Se comparado com o cimento tradicional, esse porcelanato ainda entrega outras vantagens, como um custo-benefício mais interessante, uma mão de obra simples para a instalação e uma durabilidade maior.

Como usar esse revestimento nas paredes?

O revestimento cimento pode ser usado tanto no piso quanto nas paredes, dependendo do efeito que se deseja dar. Em geral, a versão é mais empregada em decorações industriais. No entanto, também pode compor ambientes rústicos e contemporâneos.

Isso porque o cinza do cimento é neutro e pode ser combinado com praticamente qualquer tonalidade, criando um background muito fácil de ser trabalhado.

Cozinha

As cozinhas têm muito a ganhar com detalhes na parede em cimento. Essa ideia pode ser reproduzida na rodabanca ou em outros pontos nos quais você deseje criar um destaque visual.

Transforme a sua cozinha com um revestimento diferenciado, como o Urban Mood, da Portobello, que faz uma releitura de elementos urbanos, reproduzindo o concreto em tons frios — Foto: Portobello

Transforme a sua cozinha com um revestimento diferenciado, como o Urban Mood, da Portobello, que faz uma releitura de elementos urbanos, reproduzindo o concreto em tons frios — Foto: Portobello

Uma ideia bem moderna é criar uma cozinha totalmente cinza, com o piso e a parede em cimento e os móveis em cinza, em diferentes tonalidades. Use um revestimento com textura para tornar o ambiente mais interessante.

> Varanda, jardim e piscina: como decorar áreas externas

Ainda é possível combinar a parede de cimento com móveis escuros, como em preto, trazendo um ar moderno, ou com detalhes em cores alegres, como a combinação de cinza e amarelo.

Banheiro

Os banheiros com cimento são tendências. Porém, nesse caso, é importante escolher um produto adequado para as áreas úmidas da casa, para evitar acidentes.

O revestimento cimento pode ser usado em piso e parede, criando uma sensação de unicidade. No caso dos pisos, prefira as versões de porcelanato natural, para impedir que ele se torne muito escorregadio.

Os banheiros podem aparecer com revestimento cimento em piso e parede e detalhes em madeira para trazer aconchego. Na imagem, Nord Cement, da Portobello, em piso e parede— Foto: Portobello

Os banheiros podem aparecer com revestimento cimento em piso e parede e detalhes em madeira para trazer aconchego. Na imagem, Nord Cement, da Portobello, em piso e parede — Foto: Portobello

O restante do ambiente pode aparecer em tonalidades neutras, como o branco ou o preto, que combinam muito bem com o cinza.

Também é possível usar detalhes mais ousados, como metais envelhecidos e itens em madeira, de forma a criar uma deliciosa sensação de SPA.

Sala

A sala de estar pode ficar ainda mais urbana com o revestimento cimento em piso e parede. É possível usar o mesmo porcelanato em toda a composição, criando um detalhe, como um painel de TV ou uma área para um nicho.

As salas podem ficar ainda mais modernas e ousadas com cimento em pisos e paredes, como esta inspiração com Nord Cement, da Portobello— Foto: Portobello

As salas podem ficar ainda mais modernas e ousadas com cimento em pisos e paredes, como esta inspiração com Nord Cement, da Portobello — Foto: Portobello

As paredes com cimento podem aparecer com detalhes em madeira, que dão uma aparência orgânica e fluida. Se você quiser um ambiente mais clean, prefira as versões em cinza-claro ou até em cimento branco, que também são interessantes para as salas pequenas.

Quartos

Que tal ousar no quarto, criando um belo painel com revestimento cimento? Ele pode aparecer na área da cabeceira ou em qualquer outro ponto que você deseja destacar.

> Revestimento 3D é aposta para modernizar ambientes

Outra tendência interessante é aplicar o porcelanato no teto, criando um efeito caixa. É possível usar o mesmo revestimento em piso, parede e teto e dar um destaque à área da cama, tornando esse espaço ainda mais aconchegante.

O revestimento cimento pode aparecer compondo a área da cabeceira, dando destaque e sofisticação, como este quarto com Nord Ris, da Portobello— Foto: Portobello

O revestimento cimento pode aparecer compondo a área da cabeceira, dando destaque e sofisticação, como este quarto com Nord Ris, da Portobello — Foto: Portobello

Além das versões tradicionais do porcelanato, é possível investir em revestimentos hexagonais, que ajudam a dar um toque diferenciado e moderno ao ambiente.

As lastras — grandes superfícies de porcelanato — também são ótimas opções, pois criam uma sensação de superfície contínua.

Varandas, fachadas e áreas externas

As áreas externas combinam super bem com o cimento, justamente pela pegada rústica dele. São inúmeras ideias para você transformar esse espaço.

As varandas podem ficar ainda mais charmosas e convidativas com piso e parede com o mesmo revestimento, combinando com detalhes em madeira e plantas.

Nas varandas, o revestimento cimento pode ser usado em pisos e paredes, como esta ideia com Artsy Cement, da Portobello— Foto: Portobello

Nas varandas, o revestimento cimento pode ser usado em pisos e paredes, como esta ideia com Artsy Cement, da Portobello — Foto: Portobello

Nas fachadas, que tal investir em versões diferenciadas? Os tijolinhos de porcelanato com aspecto de cimento são excelentes para os detalhes. Eles podem aparecer em garagens ou no quintal.

Se quiser algo diferenciado e moderno, o que acha de revestir a fachada com lastras? Elas trazem essa sensação de sofisticação e podem ser o destaque que falta para transformar a sua casa.

Como fazer combinações?

Além dos tradicionais tons de cinza, o revestimento cimento pode ser encontrado em outras variações de cores, como o branco e o bege. Essa paleta é neutra e muito fácil de combinar. Atualmente, ela pode ser vista com itens em preto, branco, diferentes tons de madeira, tons terrosos, azul intenso e verde-musgo.

Em relação aos materiais, são muitas as opções para você coordenar, sempre dependendo do estilo decorativo predominante no ambiente. Nos ambientes industriais, é possível combinar a parede de cimento com detalhes em aço, vidro ou até outras texturas, como a do tijolinho.

> Porcelanato é solução para montar um banheiro atemporal

Para uma decoração moderna, a madeira é um ótimo contraponto, pois combina com ambientes clean, espaços abertos e cores suaves.

Viu só como o revestimento cimento é versátil? Sem dúvida, ele pode ser o destaque que faltava para sua casa.

Acesse o Archtrends e veja mais dicas incríveis de decoração.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*