O complexo industrial de Porto Feliz, em São Paulo, da Toyota, exportará 45.600 motores de 2.0 litros por ano para os Estados Unidos. Segundo a montadora, essa iniciativa irá gerar 150 postos de trabalho diretos, o que eleva o número para 540 trabalhadores na fábrica paulista.
“Estamos iniciando um novo e importante ciclo nas operações de Porto Feliz. Com a exportação de motores para o mercado norte-americano, reforçamos nosso compromisso com o crescimento sustentável da Toyota, contribuindo para que o Brasil seja uma base sólida de exportações. Esse novo passo contribui para equilibrar a dificuldade de operação no Brasil, onde ainda lutamos por mais previsibilidade e melhores condições de negócios”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
COROLLA CROSS 2021 - QUER MATAR COMPASS, EQUINOX, TERRITORY E TAOS: Veja os preços e avaliação. Veja o vídeo!
Para atender a demanda do mercado norte-americano, a produção de motores passará a operar 24 horas por dia em algumas linhas. Desta forma, a fabricação mensal de motores aumentará para quase 17 mil. Atualmente, são produzidos 13 mil.
AINDA VALE A PENA COMPRAR O TOYOTA YARIS? Por R$ 86 mil ele é melhor que Onix Plus, Logan e HB20S? Veja o vídeo!
Vale lembrar que em 2018, a linha de montagem paulista recebeu um investimento de R$ 510 milhões para a expansão e modernização das instalações para a produção do motor 2.0 litro Dynamic Force, montado sobre a plataforma TNGA. Inclusive, a fábrica foi a primeira fora da Ásia a produzir motores para essa plataforma, além de fabricar os trens de força flex fuel e gasolina, Dual VVTi de 1.5 litro para os modelos Yaris e Etios.
*Em colaboração Felipe Salomão