Carregando...

Volvo inaugura primeiro ponto de carga rápida no Brasil - Prisma - R7 Autos Carros

A Volvo inaugurou hoje o primeiro eletroposto de carga rápida em Cajati, em São Paulo, na rodovia Régis Bittencourt, que faz a ligação entre a capital paulista e Curitiba. O carregador rápido tem a potência de 150 kWh, que é capaz de carregar o XC40 Recharge em cerca de 45 minutos para uma autonomia de 400km. O equipamento pode ser utilizado de forma gratuita tanto para donos de um carro da Volvo quanto para outros veículos elétricos compatíveis com o padrão europeu (conector tipo 2).

NOVO VOLVO C40 Recharge: elétrico com potência de esportivo! Vim até o México acelerar a novidade. Veja o vídeo!

“Esse é só o começo. Nosso plano é ousado e muito abrangente, vamos colocar carregadores rápidos por todo o Brasil para permitir as viagens intermunicipais e interestaduais para os proprietários de veículos elétricos. E isso vale tanto para quem é cliente da Volvo, como também de outras marcas”, afirmou Luis Rezende, head do Latin America Hub, que estava presente na inauguração.

Segundo a Volvo, foram investidos R$10 milhões na primeira fase de instalação de eletropostos no Brasil. Além disso, o equipamento será monitorado 24 horas por dia para conferir um melhor uso para o motorista dono de um veículo eletrificado. Também conta com conector do tipo 2 CCS2.

Em relação ao plano de carregadores rápidos, a marca pretende instalá-los em rodovias brasileiras que liguem capitais e, também, destinos importantes. Ao todo, serão cinco fases dos 13 corredores elétricos que irão abranger 3.250 quilômetros saindo de São Paulo e ligando capitais como Belo Horizonte, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, além de Uberlândia, em Minas Gerais, Baixada Santista, em São Paulo, litoral norte paulista, entre outros trechos. Ao todo, os pontos de carregamento terão a capacidade de carregar dois veículos simultaneamente.

A Volvo ainda divulgou que tem parceria com a Aton e a CPO para gestão do projeto, além de ter equipamentos fornecidos pela Enel, Weg e Engepro, essa última é responsável pela instalação dos eletropostos. Atualmente, a marca conta com o XC40 Recharge Pure Electric e o C40 Recharge, lançado há um pouco mais de um mês no mercado brasileiro, onde vem 40,12% de participação nas vendas de carros eletrificados e híbridos no país. Vale lembrar que até 2030 a Volvo pretende vender apenas veículos elétricos.

*Em colaboração Felipe Salomão


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*