Carregando...

Pick-up Jeep Gladiator chega ao país com motor de 285cv e tração 4x4 - Prisma - R7 Autos Carros

Com histórico de sucesso ao lado do Jeep Wrangler nos Estados Unidos, a marca do grupo Stellantis passa a oferecer no país a pick-up Gladiator. Com proposta premium e dimensões avantajadas ela irá explorar um novo segmento de compradores do jipão que também é importado de Ohio mas que apreciam a versatilidade de uma pick-up.

A Gladiator chega ao país apenas na versão Rubicon com uma boa lista de equipamentos e design já conhecido. Adota a dianteira do Wrangler com as sete barras, faróis redondos, linhas quadradas bem definidas e traseira sóbria com lanterna destacada da caçamba. Medindo 5.59m de comprimento, 1.89m de largura e 1.90m altura com generosos 3.48m de entre-eixos ela concorre com a Chevrolet Colorado, Ford Ranger e Toyota Tacoma, modelos “compactos” nos Estados Unidos é aqui irá se posicionar entre os modelos de luxo para quem não quer uma RAM e gosta do visual parrudo derivado do Wrangler.

Seu conjunto mecânico é distante das soluções da linha RAM e as ampliadas capacidades para o fora de estrada mostram a Gladiator bem equipada para seu propósito. Para isso testamos a novidade dias antes do lançamento na região de Cabaceiras/PB, já no sertão do Cariri, próximo à Campina Grande.

A fórmula mecânica do Gladiator mostra diferenciais de aptidão para andar na terra. Ela usa o motor 3.6 litros Pentastar de 284cv com 36,4kgfm de torque combinado com câmbio automático de oito velocidades. Ela carrega 1.000 litros na caçamba e 3.183kg de capacidade para reboque além de atualizações recentes no modelo 2022 dos Estados Unidos.

Por isso ela tem o sistema 4x4 de tração com Tru-Lok, um bloqueio eletrônico dos diferenciais traseiro e traseiro mais dianteiro com sistema de eixos Dana 44, barra estabilizadora dianteira, novo Sistema Off-road+ e uma câmera chamada TrailCam posicionada à frente além da câmera de ré,  Frontal Crawl Ratio de 77:1. Também são pontos de destaque os ângulos de entrada (43°) e saída (26°) da pick-up e 27cm de altura do solo.

Depois de andar um pouco pela estrada pavimentada testamos a novidade em um lajedo na cidade de Cabaceiras mas não foi preciso acionar o sistema 4x4, que ficará para uma próxima oportunidade. Ainda assim, itens como controle de descida, modos de condução que permitem subir e descer terrenos de baixa aderência além do controle de diferencial foram testados.

Uma pena que o teste tenha sido tão curto. Com boa capacidade de elevação a Gladiator tem eixo sólido “heady duty” Dana 44 de 3a geração de 210mm com diferencial eletrônico e usa molas tanto a frente quanto na traseira aumentando a capacidade off road.

Por dentro o visual do Wrangler bem como comandos do volante, console e outros itens já conhecidos. A multimídia usa tela de 8.4” com Apple CarPlay & Android Auto com fio que perdeu a conexão em alguns momentos e se faz útil o GPS integrado. O Quadro de instrumentos digital de 7” traz comandos bem completos e o som tem assinatura Alpine com 9 alto falantes e uma prática solução que é a caixa de som removível com Bluetooth.

Além de itens esperados como câmera de ré, a Gladiator tem pacote completo de assistência ADAS que inclui Piloto Automático Adaptativo, Monitoramento de pontos cegos e Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência. A caçamba tem posições diferentes de abertura e a versatilidade é garantida com a remoção do teto e até das portas e mais de 70 acessórios Mopar estão disponíveis. A Gladiator chega unicamente na versão Rubicon por R$ 499.990.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar