Carregando...

Estações geotécnicas vão monitorar áreas de risco em Salvador

Estações geotécnicas vão monitorar áreas de risco em Salvador — Foto: Valter Pontes/Secom

Estações geotécnicas vão monitorar áreas de risco em Salvador — Foto: Valter Pontes/Secom

Quinze plataformas geotécnicas para monitorar áreas de risco foram entregues nesta terça-feira (8), em solenidade simbólica realizada no bairro Jardim Nova Esperança, em Salvador. A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis e pelo diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, entre outras autoridades.

As unidades foram instaladas nas localidades de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Lapinha, Fazenda Grande do Retiro (Calafate) Pernambués, Pirajá, Plataforma, Novo Horizonte, Cajazeiras VII e VIII, Sete de Abril, Jardim Nova Esperança, Sete de Abril, Doron e Pau da Lima. Elas já estão em operação.

Com o nome técnico de Plataformas de Coleta de Dados Geotécnicas (PCDs Geotécnicas), esses aparelhos permitem o monitoramento da chuva e do solo. Por meio deles, será possível acompanhar o risco de deslizamentos em encostas e aprimorar os alertas de prevenção dos impactos de risco.

A instalação das PCDs começou a ser feita no final de abril deste ano por técnicos da Codesal e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo o prefeito Bruno Reis, o início da operação desses equipamentos marca a possibilidade de salvar mais vidas das pessoas que vivem em áreas de risco na cidade.

Cada plataforma geotécnica conta com seis sensores distribuídos ao longo de três metros de profundidade do solo. O pesquisador e geólogo do Cemaden, Daniel Metodiev, explica que esses sensores permitem monitorar o nível de saturação do solo por meio de um gráfico acompanhado em tempo real no Cemadec.

A informação é acompanhada por uma equipe composta por meteorologistas, engenheiros ambientais e técnicos do órgão. Ao atingir um nível crítico de umidade, a Codesal aciona as equipes de campo e faz as orientações necessárias para a comunidade local.

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia 💻

22 vídeos

Ouça 'Eu te explico' 🎙


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*