Carregando...

'Cestinha TPM': grupo cria projeto social para distribuir absorventes e materiais de limpeza para famílias carentes na BA

Iniciativa arrecada absorventes para doar para mulheres carentes em Serrinha, na BA

Iniciativa arrecada absorventes para doar para mulheres carentes em Serrinha, na BA

Um grupo de mulheres de Serrinha, cidade a cerca de 180 quilômetros de Salvador, criou o projeto social "Cestinha TPM", há quase dois anos, para distribuir absorventes e materiais de limpeza para famílias carentes da região.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada quatro estudantes já deixou de ir à escola por não ter absorvente no período menstrual, como é o caso de Kaemle Conceição, de 14 anos.

"Muitas vezes faltava [absorvente] em casa, não tinha como comprar. Ia para o hospital por causa disso. Não ia para o colégio, ficava mais deitada", disse a estudante.

"[Quando não tinha] eu pedia ao vizinho ou minha mãe arrumava um 'paninho' para eu colocar até conseguir um", complementou Kaemle.

Após ser contemplada pelo projeto, a estudante disse que não falta absorvente em casa. "A gente guarda, porque sempre sobra, e elas dão mais", disse.

'Cestinha TPM': grupo cria projeto para distribuir absorventes e materiais de limpeza para famílias carentes na BA — Foto: Reprodução/TV Subaé

'Cestinha TPM': grupo cria projeto para distribuir absorventes e materiais de limpeza para famílias carentes na BA — Foto: Reprodução/TV Subaé

Segundo Jeane Souza, que é co-criadora do Cestinha da TPM, a ideia de criar o projeto surgiu ainda na faculdade.

"Fiz uma pesquisa, conversando com muitas meninas e percebi a pobreza menstrual na nossa cidade. Aí veio a ideia de criar o projeto", explicou.

Thiale Araújo, que é administradora voluntária do projeto, disse que não imaginava que essa realidade estivesse presente no município onde mora.

"Quando fui convidada para fazer parte do projeto, não imaginava que existia essa realidade perto de nós, porque é uma coisa muita triste", relatou.

Quem quiser contribuir, é só se dirigir ao ponto de arrecadação, que fica localizado na Avenida Santana, 159.

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia 💻

47 vídeos

Ouça 'Eu Te Explico' 🎙


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*