Carregando...

Movimento de combate à violência contra a mulher faz ocupação em prédio escolar no Centro de Salvador

Grupo ocupa casarão no Centro Histórico de Salvador

Grupo ocupa casarão no Centro Histórico de Salvador

Um grupo feminino que atua no combate à violência contra a mulher iniciou, na manhã desta quinta-feira (25), uma ocupação em um imóvel onde funcionava uma escola municipal, no bairro Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico de Salvador. A ideia é oferecer no local suporte às vítimas.

No prédio, funcionava a Escola Terezinha Vaz do Silveira, desativada há cerca de 10 anos. As mulheres disseram que o imóvel estava abandonado, sem função social, e decidiram usá-lo para servir como base do movimento, além de atender ao público.

A Secretaria Municipal da Eduação (Smed) confirmou que o prédio estava desocupado e informou que a estrutura apresenta riscos de desabamento na parte interna.

“A gente faz essa ocupação principalmente para dizer que se o Estado não dialoga com essa necessidade das mulheres, mas o movimento organizado por mulheres está se propondo a isso. Essa casa, que será chamada Casa Referência para a Mulher Preta Zeferina, vai servir principalmente de acolhimento a essas mulheres vítimas da violência, que cada vez mais vem aumentando, e para dar uma perspectiva para essas mulheres que também precisam de emprego", disse a mulher identificada como Geovana, do Movimento de Mulheres Olga Benário, responsável pela ocupação.

Cerca de 20 pessoas estão na parte interna do prédio e uma faixa já foi colocada para sinalizar o projeto da Casa Referência para a Mulher Preta Zeferina.

O movimento Olga Benário possui outras seis casas no Brasil, resultado de ocupações anteriores. A Casa de Referência Preta Zeferina será a primeira casa de apoio do grupo no Nordeste do país, caso seja implementada.

A prefeitura municipal disse, em nota, que vai se reunir com as mulheres para encontrar uma solução a partir do diálogo e acrescentou que existe um projeto de reforma do prédio, que é tombado, para instalar novamente uma escola.

Ocupação ocorre em prédio no Centro Histórico de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Ocupação ocorre em prédio no Centro Histórico de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Veja mais notícias do estado em g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

21 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*