Carregando...

Menino que perdeu 11 dentes após ser atingido por fogos de artifício no rosto correu em direção a 'espada', diz delegado

Segue internada criança ferida em guerra de espadas no interior da Bahia

Segue internada criança ferida em guerra de espadas no interior da Bahia

O garoto Alex Ribeiro Costa, de 11 anos, que foi atingido por uma espada – tipo de fogos de artifício – no rosto, correu em direção ao explosivo, antes de ser ferido. Segundo o delegado Felipe Ghiraldelli, que investiga o caso, há vídeos que mostram a situação. A criança perdeu 11 dentes.

De acordo com o delegado, as imagens mostram que o homem que acendeu a espada não atirou o artefato em direção ao menino, mas sim no chão. O homem se apresentou em delegacia, foi ouvido e liberado. Ele vai responder pelo crime de explosão, com agravamento pela lesão corporal grave.

Criança foi levada para o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana — Foto: Divulgação/Sesab

Criança foi levada para o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana — Foto: Divulgação/Sesab

"Nós verificamos, pelo vídeo e por algumas testemunhas, que ele lançou a espada no chão e não em direção ao menino. Só que este menino e algumas outras pessoas correram em direção à espada, dá para ver em alguns outros vídeos".

"As pessoas têm esse hábito, sem um equipamento de segurança, sem a vestimenta adequada, de correr em direção a estes artefatos explosivos", completou o delegado, que informou ainda que medidas cautelares já foram solicitadas à Justiça. Essas medidas não foram divulgadas.

Terceira cirurgia

Alex foi atingido pela espada na noite do dia 13 de junho. Nesta segunda-feira (20), ele segue internado no Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, cidade que fica a cerca de 50 km de Cruz das Almas.

O garoto já passou por duas cirurgias e terceira – que seria feita no dia 15 – segue adiada. O procedimento foi suspenso porque o maxilar da criança ainda está inchado. A criança só deve ter alta médica depois de passar pela cirurgia.

EU TE EXPLICO🎙:Importância do São João para cultura da Bahia

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cruz das Almas o estado de saúde do garoto é estável. O garoto está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar, porque a família vive em situação de vulnerabilidade social.

Guerra de espadas

Cruz das Almas tem novo registro de guerra de 'espadas' — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Cruz das Almas tem novo registro de guerra de 'espadas' — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na noite do domingo (20), uma nova guerra de espadas foi registrada em Cruz das Almas. Mesmo sendo tradicional durante o mês de junho, a prática é proibida por lei, por causa do risco à vida, desde 2011. A proibição foi feita com base no Estatuto do Desarmamento, instituído em 2003.

Além disso, legislação estadual prevê que fabricar, possuir e soltar espadas é crime, cuja pena pode chegar até seis anos de prisão.

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

61 vídeos

Ouça 'Eu Te Explico' 🎙


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*