Carregando...

Com frota de ônibus reduzida na quarta e quinta-feira, Prefeitura de Salvador anuncia operação especial de transporte

Feriado de São João em Salvador terá operação especial de transporte — Foto: Bruno Concha/Secom

Feriado de São João em Salvador terá operação especial de transporte — Foto: Bruno Concha/Secom

A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) preparou uma operarão especial para o transporte público coletivo por causa dos festejos juninos. Ônibus, taxis, mototáxis, veículos por aplicativo e os ascensores contarão com atenção especial nos dias e locais onde ocorrerão as festas com maior movimentação de público nos próximos dias.

  • Veja notícias do São João 2022 na Bahia

Por causa do grande fluxo de saída da cidade em direção ao interior e outros estados, a frota de ônibus será reduzida na quinta-feira (23), assim como na sexta(24). Já no final de semana, a operação de transporte ocorrerá normalmente.

  • Governo detalha programação de São João no Parque de Exposições de Salvador; confira
  • Veja programação do São João no Pelourinho
  • Veja programação do São João no bairro de Paripe

Para quem optar por aproveitar a festa na região do Centro Histórico, ônibus reguladores foram disponibilizados na Estação da Lapa, e serão usados, entre 22h e 3h do dia seguinte, de acordo com a demanda de usuários.

Uma frota reguladora também foi disponibilizada na Estação Mussurunga para atender os usuários na saída dos shows do Parque de Exposições.

Para a realização da festa junina na praça João Martins, em Paripe, linhas de ônibus que passam pela região terão seu itinerário modificado na quinta e sexta-feira (23 e 24).

As linhas que circulam no sentido Centro deverão acessar o antigo final de linha da Cocisa, Rua Eduardo Dotto, Rua Santa Filomena, BA-528, Avenida Almirante Tamandaré e a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), de onde seguem o itinerário normal.

Já as linhas em direção ao bairro devem acessar, a partir da Avenida Suburbana, a rua Almirante Tamandaré, BA-528, Rua Santa Filomena, e Rua Eduardo Dotto, até o antigo final de linha da Cocisa.

Pontos de taxis, moto taxis e veículos por aplicativo

Para garantir o conforto daqueles que optarem por utilizar serviços de táxi, mototáxi e veículos por aplicativo, assim como dos operadores deste tipo de transporte, a Semob instalou pontos provisórios nas duas principais áreas de festejos juninos de Salvador: Centro Histórico e Parque de Exposições (Paralela).

No Parque de Exposições, onde serão realizados shows entre os dias 23 de junho a 2 de julho, a via marginal em frente à entrada do evento estará liberada para o acesso do público em geral até 1h após o início dos shows. Após este período, o trecho será de acesso exclusivo de táxis, mototáxis e ônibus.

Os veículos particulares e por aplicativo deverão usar como embarque e desembarque a faixa à direita da via principal, ao lado do canteiro que a separa da marginal. Os ônibus que atendem o local farão o embarque e desembarque de passageiros no ponto logo após a passarela.

Já no Pelourinho, o ponto de táxi localizado no Terreiro de Jesus será mantido. Porém, caso seja necessário o bloqueio da via pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), este será transferido para as imediações do Museu da Misericórdia, ao lado da Praça da Sé.

Um ponto de mototáxi também será instalado neste local, facilitando o embarque e desembarque de passageiros nas proximidades da festa.

Metrô

O serviço de metrô da capital funcionará no horário de 5h até 0h, entre quinta-feira (23) e domingo (26), e entre os dias 30 de junho e 2 de julho. Para facilitar o acesso aos locais das festas, a CCR Metrô Bahia montou uma estratégia especial, também no mesmo período.

O quadro de Agentes de Atendimento e Segurança será reforçado ao longo de todo o sistema, principalmente nas Estações de Metrô Campo da Pólvora e Mussurunga, que ficam próximas ao Centro Histórico e Parque de Exposições, onde serão realizados grandes eventos.

Para ajudar no reforço da segurança, mais de duas mil câmeras serão distribuídas nas estações, trens e passarelas de acesso, além terminais de ônibus, integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e às Salas de Supervisão Operacional (SSOs) de cada estação.

Além disso, cerca de 220 câmeras corporais, as chamadas body cams, estarão acopladas ao fardamento dos agentes durante todo o turno de serviço. A empresa também vai reforçar a operação das bilheterias e aumentar a frota de trens, de acordo com a demanda.

Ascensores

O Elevador Lacerda funcionará diariamente, até o próximo domingo (26), das 7h às 0h. Já os planos inclinados Gonçalves, Pilar, Liberdade – Calada e o Elevador do Taboão funcionarão normalmente na quinta-feira (23). Na sexta (24), todos estarão fechados, assim como durante o final de semana, com exceção do Plano Inclinado Liberdade – Calçada, que funcionará no sábado (25), das 7h às 13h.

Agentes de trânsito e transporte estarão em diversos pontos da cidade para orientar os usuários sobre a operação de transporte durante o final de semana.

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

41 vídeos

Ouça 'Eu Te Explico' 🎙


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*