Um barco ficou à deriva depois de bater em uma baleia na região entre as localidades de Cacha Pregos e o Farol da Barra, na Baía de Todos-os-Santos, na quarta-feira (7). Dois pescadores estavam a bordo da embarcação e não sofreram ferimentos.
- Baleias passeiam pela Baía de Todos-os-Santos e emocionam mergulhadores: 'Era uma família pelas águas'
Leonardo Ferreira, 40 anos, e Lucivaldo Nascimento, de 39, disseram que ficaram assustados com a situação. Eles saíram para pescar e o tempo chuvoso obrigou o retorno à costa. Quando voltavam à praia, aconteceu a colisão com o animal.
“No caminho, a baleia passou por baixo e bateu no barco. Ele levantou a popa e o motor parou. Não quis pegar de jeito nenhum”, disse Leonardo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/7/Q/uGTEdWQBmSDHm08uen5A/image.psd-2022-09-08t125211.453.jpg)
Pesqueiro foi rebocado por navio da Marinha após acidente com baleia na Baía de Todos-os-Santos — Foto: Reprodução/TV Bahia
A Marinha foi comunicada que uma embarcação estava à deriva e um navio patrulha, que participava das comemorações pelos 200 anos de Independência do Brasil, se deslocou até o ponto onde os homens estavam.
O barco foi rebocado pelos marinheiros, que prestaram atendimento médico aos pescadores e levaram a dupla em segurança para a costa. A baleia não foi mais vista pelos pescadores e não há informações sobre o estado de saúde do animal.
Nessa época do ano é frequente a presença de baleias que saem da Antártica e viajam cerca de dois meses até as águas quentes do litoral brasileiro para o período de reprodução, que geralmente dura entre julho e novembro. Elas chegam a ter 16 metros e pesar 40 toneladas.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.