
Itambé decreta situação de emergência após chuvas; cinco famílias estão desabrigadas
A prefeitura de Itambé, no sudoese da Bahia, decretou situação de emergência após o temporal que atingiu a cidade no último fim de semana. O decreto foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta segunda-feira (28).
Diversas ruas da cidade ficaram alagadas e cinco famílias estão desabrigadas ou desalojadas. Elas foram encaminhadas para aluguéis sociais ou abrigos provisórios.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/o/W/V6sEBvSOWunrvUe7pfyA/120828202228111.png)
Prefeitura de Itamabé, no sudoeste da BA, decreta situação de emergência após tremporal — Foto: Divulgação/Prefeitura de Itambé
A dona de casa Zilmar de Oliveira disse que rachaduras surgiram na parede de casa depois da chuva. Por causa do risco de desabamento, o imóvel foi interditado pela Defesa Civil municipal.
"A casa tremeu e, de repente, comecei a sentir uns estralos na casa", relatou.
De acordo com a prefeitura, as autoridades administrativas e os agentes de Defesa Civil, estão autorizados, em caso de risco iminente, a entrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a evacuação do imóvel, podendo, inclusive, usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
Em Alagoinhas, a cerca de 120 quilômetros de Salvador, a água da chuva entrou pelo teto de uma unidade de saúde. Em alguns bairros, houve alagamentos em residências e em comércios, como em uma farmácia.
Na Rua do Terminal Rodoviário da cidade, o nível da água também subiu e a rua ficou intransitável.
A prefeitura da cidade divulgou nota onde informou que, por conta das fortes chuvas que atingiram toda a cidade, foi montada uma força-tarefa para minimizar os prejuízos causados.
Sul e extremo sul
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/G/Z/9tAepeRi2hWlRIFBkE2g/design-sem-nome-5-.png)
Buraco abriu na BA-284, em trecho que liga Itamaraju e Jucuruçu — Foto: Rede social
Uma cratera se abriu no trecho da BA-284 que liga as cidades de Itamaraju e Jucuruçu, no extremo sul da Bahia, no domingo (27). Não há informações sobre pessoas feridas.
Nesta segunda, um desvio era feito no local com o auxílio de máquinas, para que os motoristas conseguissem transitar entre as duas cidades.
Em outro ponto da BA-284, entre o distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, e a entrada de Jucuruçu, um deslizamento de terra foi registrado.
Em Ibicaraí, 150 pessoas estão em abrigos montados pela prefeitura nesta segunda-feira. Muitas delas tiveram as casas alagadas depois que o nível do Rio Salgado subiu no sábado (26).
Em Prado, 3.700 estão desabrigadas ou desalojadas nesta segunda. Por causa das fortes chuvas, uma casa desabou e outras duas ficaram completamente destruídas.
Em Itabuna, a ponte Miguel Calmon ficou coberrta pela água durante o final de semana. Nesta segunda, ela precisou ser interditada e os funcionários da prefeitura foram até o local para remover as baronesas que estavam retidas na estrutura. As plantas foram parar no local após o nível do rio subir seis metros durante as chuvas intensas que atingiram a região.
Salvador e região metropolitana
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/E/5/PhMmW4SyGsrQt6pCqEKg/whatsapp-image-2022-11-28-at-16.35.47.jpeg)
Chuva em Salvador nesta segunda-feira (28) — Foto: Valma Silva
Na capital foram registrados pontos de alagamento nesta segunda. A Defesa Civil (Codesal) registrou, até as 16h50, 18 ocorrências. Desse total, haviam sete ameaças de desabamento, duas ameaças de deslizamento e três imóveis alagados.
Além disso, a Codesal contabilizou um deslizamento, um desabamento parcial e um destelhamento.
A maioria das ocorrências foi registrada na região da Cidade Baixa e no bairro da Liberdade.
Ainda de acordo com a Codesal, os maiores acumulados de chuvas foram registrados no Caminho da Árvores (49,4mm), Chapada do Rio Vermelho (45,6mm), Santa Luzia (45mm), Pituba - Parque da Cidade (44mm) e Nova Esperança (41,8mm).
Em Simões Filho, na região metropolitana, a Rua Pedro Sobral foi tomada pela lama após uma forte chuva nesta segunda. Através de imagens enviadas por moradores é possível ver o local alagado e por um barro marrom.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/D/G/3VW1xJSluUvgJwgdzAsQ/whatsapp-image-2022-11-28-at-20.05.06.png)
Rua de cidade na região metropolitana de Salvador é tomada pela lama após chuva — Foto: Alexsandro dos Santos/Arquivo Pessoal
Conforme relato de moradores, a situação ocorreu depois de uma empresa privada ter desmatado parte da vegetação do local por causa de uma obra que não foi detalhada.
Por meio de nota, a prefeitura informou que as equipes técnicas do órgão municipal estiveram no local, mas não disse quando.
Ainda na nota, a gestão municipal afirmou que a empresa foi notificada e que todas as medidas cabíveis serão adotadas para minimizar os impactos causados.
O g1 tentou, mas não conseguiu localizar o contato da empresa para pedir posicionamento sobre o caso.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.