Carregando...

Reajuste no IPTU de Salvador é discutido na Câmara de Vereadores; previsão de 7% de desconto na cota única

Reajuste do IPTU será discutido nesta terça em Salvador

Reajuste do IPTU será discutido nesta terça em Salvador

Está em análise, na Câmara de Vereadores, um projeto de lei que propõe reajuste monetário de 5,5% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Salvador. De acordo com a secretária da Fazenda do município, Giovana Victer, caso o projeto seja aprovado, o tributo não impactará em aumento real na conta do consumidor.

O reajuste monetário, segundo a secretária, trará uma reposição da inflação no preço do IPTU.

Em 2022, aproximadamente 30% do total de cadastrados no sistema imobiliário da Prefeitura de Salvador estão isentos do imposto, número que corresponde a quase 260 mil imóveis. O número supera o de cidades como Fortaleza (149 mil) e Curitiba (88 mil).

"Nós temos 850 mil imóveis em Salvador e são, aproximadamente, 256 mil isentos" disse a secretária.

FAIXA DE ISENÇÃO

A faixa de isenção do IPTU na capital baiana é de R$118 mil. Caso o projeto de lei seja aprovado, a expectativa é que imóveis avaliados em até R$125 mil sejam contemplados com o benefício no município.

Para quem paga o imposto, a secretária lembra que o valor do tributo é utilizado em outras áreas de políticas publicas, como saúde e educação.

"O IPTU de Salvador no ranking de capitais no Brasil está em 12º lugar", lembrou.

Tabela de progressão

Além da isenção, a tabela de progressividade será reajustada no município, o último reajuste ocorreu em 2017. A expectativa é que até 35% da inflação seja corrigida, o que beneficia proprietários de novos imóveis.

A tabela de progressividade defende novos donos de terrenos e imóveis. O cálculo é baseado em uma fração do reajuste anual e visa ampliar o progresso das instalações.

Cota única

A cota única, ou seja, o pagamento à vista do imposto, deve ter um desconto de 7% do valor total. Segundo a secretária, apesar do decréscimo ser o mesmo, como o reajuste será mínimo, o valor pago pode ser ainda menor que no ano de 2022.

IPTU em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

IPTU em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

27 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*