Carregando...

Fãs de Rachel Reis apontam plágio em música do Jammil e Manno Góes diz que cantora foi referência: 'convidei ela para participar'

Rachel Reis — Foto: Divulgação

Os fãs da cantora baiana Rachel Reis movimentaram a internet nesta quinta-feira (2), ao apontarem um suposto plágio da música "Maresia" pela banda Jammil. O compositor Manno Góes, que fundou o grupo em 1994, disse que usou elementos da canção da artista como "referência".

  • RACHEL REIS: a revelação baiana que colocou MPB e arrocha para bailar

A música de Rachel foi lançada em 2021, enquanto "Coladinho" da banda Jammil foi divulgada em fevereiro deste ano. Além da batida da canção e a estética do clipe, a letra composta por Manno Góis cita usa trechos de "Maresia":

"Na maresia a gente vai coladinho/ E com esse dengo/ Eu tô tranquila demais".

Rachel Reis comenta situação na internet — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O g1 procurou a assessoria da cantora, na manhã desta quinta-feira, mas não obteve retorno sobre o assunto. Em uma rede social, Rachel compartilhou o início da música "Coladinho" e escreveu: "pensando pensamentos".

Nos comentários da publicação, uma pessoa chegou a dizer que achou que se tratasse de uma cena descartada do clipe de "Maresia". Em outra rede social, no perfil da banda Jammil, vários fãs da cantora comentaram repetidas vezes que se tratava de um plágio.

Fãs de Rachel Reis apontam plágio em música do Jammil — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Compositor alega referência

Manno Góes — Foto: Felipe Oliveira/Divulgação Boa Praça

Em entrevista ao g1, Manno Góes disse que "Coladinho" faz clara evidência à música de Rachel Reis, e que ficou feliz das pessoas terem percebido isso.

"A música é, obviamente, uma referência a Rachel. Eu fico feliz que as pessoas tenham percebido isso. É maravilhoso ter na Bahia uma menina como ela, que tão nova e já é referência. A música é antropofágica, é feita de referências que a gente recebe, sentimentos que a gente tem e os transforma em canção".

"Rachel foi sim a fonte de inspiração para a música. 'Coladinho', inclusive, foi feita em homenagem à pessoa que me apresentou Rachel", explicou.

Segundo o compositor, nunca houve a intenção de plagiar a música "Maresia". Manno explicou a diferença entre o crime de roubo intelectual e o referenciamento.

"Vivemos um momento em que a música baiana está atenta ao novo, precisa de novos olhares e referências. A referência, ao contrário do plágio, é valiosa. Bandas sempre tiveram em quem se inspirar. O plágio é quando alguém se apropria indevidamente de uma composição ou de parte dela. 'Coladinho' é uma música original que tem referências óbvias e claras de que Rachel serviu como inspiração".

"Convidei ela para participar dessa música, falei com a empresária dela, Tatiana Viana, até para legitimar a inspiração. É uma referência clara, fico orgulhoso que ela seja inspiração".

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia ????

18 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*