
Bactéria causadora da Cólera é detectada no Riacho de Geladinho, em Feira de Santana
A bactéria causadora da cólera foi detectada no Riacho do Geladinho, em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. Este é o segundo ponto da cidade em que a bactéria foi encontrada neste ano.
O resultado da amostra do riacho saiu na sexta-feira (10). Semanas antes, em 17 de fevereiro, a Lagoa do Geladinho foi interditada pela prefeitura porque a bactéria Vibrio Cholerae foi identificada na água. O Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, onde a lagoa está localizada, foi interditado.
Em fevereiro, amostras de peixes da Lagoa também foram coletadas e levadas para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), onde passarão por testes. O objetivo da prefeitura da cidade é descobrir se os animais que habitam a região também estão contaminados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Q/h/70EYerQtqyEeBX9YQ3Yw/jandira-dantas-7-.png)
Lagoa foi interditada nesta sexta (17) — Foto: Prefeitura de Feira de Santana
De acordo com o chefe do departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Feira de Santana, João Dias, existe a preocupação de que o Rio Jacuípe também esteja contaminado. O rio nasce na Chapada Diamantina e passa por 36 municípios, entre eles, Feira de Santana. Depois, ele desemboca no Rio Paraguaçu.
"A água do Riacho do Geladinho vai para o Riacho Sipriano Barbosa, onde a bactéria não foi localizada. O problema é que a Lagoa do Geladinho tem a água renovada pelas nascentes e essa água também vai em direção ao Rio Jacuípe", explicou.
Segundo João Dias, a prefeitura continuará monitorando os dois riachos e a lagoa. Além disso, três amostras da água do Rio Jacuípe foram colhidas e levadas para o Lacen, onde serão analisadas. Não há previsão de quando o resultado será divulgado.
"Antes de recebermos o resultado, não podemos fazer ações de descontaminação da lagoa", contou.
Sintomas da cólera
De acordo com as informações do Ministério da Saúde, cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda. Ela é transmitida através de alimentos contaminados e de pessoa para pessoa.
Como o o agente causador da cólera faz parte do ambiente aquático, ela pode se associar a mariscos (crustáceos e moluscos), peixes e algas, entre outros, possibilitando a transmissão se esses alimentos forem consumidos crus ou mal cozidos.
Os principais sintomas são diarreia e vômito. Caso ocorra desidratação, a circulação e a função renal também são prejudicados.
Caso o tratamento não seja feito da forma adequada, a doença pode evoluir para complicações e levar à morte.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.