
Crise financeira nos EUA continua impactando bolsas de valores pelo mundo nesta terça
A falência de dois bancos nos Estados Unidos tem gerado impacto global na economia. Na Ásia, as principais bolsas fecharam em queda nesta terça-feira (14). Já na Europa, com exceção de Londres, as bolsas operavam em leve alta no início da manhã aqui no Brasil, puxadas pelos setores tecnológico e imobiliário, mas as ações do setor financeiro continuavam em queda.
- Dólar opera em queda nesta terça-feira
- Haddad diz que equipe econômica monitora situação dos bancos nos Estados Unidos
- Fechamento de dois bancos em três dias nos EUA coloca mercado financeiro internacional em alerta
Nos EUA, acionistas do Silicon Valley Bank, o primeiro a falir, entraram com uma ação coletiva na Justiça contra a empresa e dois executivos do alto escalão. Eles são acusados de ocultar que o impacto do aumento das taxas de juros nos EUA deixaria o banco suscetível a uma corrida por saques.
Nesta segunda (13), o presidente americano Joe Biden fez um pronunciamento para tentar acalmar o mercado. Ele disse que os americanos podem confiar no sistema bancário do país e que os clientes terão acesso integral aos depósitos nos dois bancos que faliram: SVB e Signature Bank.
O governo também anunciou uma linha de crédito emergencial para bancos em crise. Especialistas afirmam que, por enquanto, o Governo americano deve esperar para tomar novas medidas