Carregando...

Estúdio News aborda as tendências do rádio - Notícias - R7 Brasil

Durante esses 100 anos de rádio, não há quem já não ouviu dizer que o rádio está com os dias contados, porém essa ferramenta de notícias está cada vez mais próxima ao ouvinte que, em sua maioria, hoje nem possui propriamente um aparelho de rádio em sua casa.

“Por mais que novas mídias surjam, em virtude da tecnologia, o rádio vem se mantendo consolidado nas casas, nos carros ou até mesmo pela recepção por meio do aparelho celular, por conta da credibilidade que está a longo dos seus quase 100 anos de transmissão no Brasil e na confiança que a população possui nesse veículo”, afirma Samir Nobre, diretor-geral da Associação Brasileira de Rádio e Televisão - ABRATEL.

“O rádio tem sofrido mais do que qualquer outro veículo aquilo que chamamos de confluência de mídia, ele está em todas as plataformas simultaneamente, inclusive com vídeo, haja vista que trabalho em uma rádio que eu entro através do vídeo e no entanto é uma rádio”, completa Heródoto Barbeiro, um dos maiores comunicadores do meio, que iniciou sua carreira no rádio.

Hoje se fala tanto em podcasts e os números comprovam o sucesso desse plus do rádio. “O Brasil já tem podcasts que estão entre os mais ouvidos na América Latina, ou seja, fazemos rádio de qualidade, de vanguarda, com criatividade, a essência do rádio é a mesma quando falamos de criatividade de conteúdo, da força das marcas e emissoras, isso faz toda diferença e é algo que não mudou, o que de fato aconteceu é que todo mundo se reinventou nesse mundo online sem perder essa essência que é bem importante”, diz Giovana Alcântara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media.

Um ponto importante destacado por Samir foi a gratuidade do serviço do rádio, que com mais de 5.500 emissoras cobre todas as regiões e leva informação, cultura e entretenimento para a população brasileira de forma completamente gratuita.

Porém o rádio se mantém com o investimento de anunciantes que, segundo Giovana, aumentou muito em comparação a 2020.

“Só na comparação do último ano, são 3.000 anunciantes novos, novas marcas. O rádio é uma opção muito importante no planejamento de mídia, inclusive ele chega onde outros veículos, outros meios de comunicação não chegam”, conclui a diretora da Kantar IBOPE Media.

“Outro dia tive a oportunidade de participar de um programa, um podcast de um apresentador de rádio na internet, ele é chamado de influencer, no passado a gente chamava de comunicador. O programa tem milhares de seguidores e vários patrocínios comerciais e faz aquilo que no passado era chamado de testemunhal de determinados produtos que vemos na televisão. O que a gente percebe é que muda o termo, mas a atividade é bastante semelhante”, exemplificou Heródoto.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*