Carregando...

OAB-SP faz palestra para advogados e estudantes de Direito sobre prevenção ao suicídio - Notícias - R7 Brasil

Nesta quinta-feira (8), a Comissão de Ação Social e Cidadania da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo) realiza a palestra Setembro Amarelo - Todos pela vida. O evento acontecerá às 15h, na sede da seccional, localizada no centro da capital paulista, e conta com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e do projeto Help, da Força Jovem Universal (FJU).

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção do suicídio. Os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, anualmente, acontecem pelo menos 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 14 mil casos por ano, o que significa uma média de 38 óbitos por dia.

“Em todas as esferas da sociedade, nota-se um aumento de casos envolvendo a questão da saúde mental -- inclusive entre estudantes de direito e advogados. São pessoas que trabalham em um nicho de mercado que envolve grande estresse emocional. Por conta disso, é necessário tomar iniciativas como esta, que valorizem a vida e que promovam o apoio emocional e a prevenção do suicídio”, explica um dos palestrantes, Cadu Souza, responsável pelo Help.

O evento é destinado a estudantes de Direito, advogados e demais profissionais das carreiras jurídicas. As inscrições para a palestra Setembro Amarelo - Todos pela vida podem ser realizadas por este link.

O ingresso é gratuito, e é solicitada a doação de 1 quilo de alimento não perecível, a ser entregue na recepção do evento. Todos os donativos serão distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar.

O Help foi instituído em 2018. A iniciativa tem por objetivo a promoção da vida e do bem-estar da juventude e de outros segmentos da sociedade. Para isso, o projeto disponibiliza voluntários para o atendimento online e presencial de pessoas em crise emocional, com depressão, pensamentos suicidas, dentre outros problemas de saúde mental.

Os voluntários do Help também redigem e espalham cartas com mensagens de apoio emocional. Já são mais de 5 milhões de cartas deixadas em locais públicos, como estações de transporte coletivo, pontes, praças e parques.

As cartas também divulgam o número do WhatsApp do projeto – (11) 4200-0034 – disponível 24 horas por dia para quem precisa de ajuda para vencer os problemas emocionais.

Agenda - Palestra “Setembro Amarelo - Todos pela vida”

Data: 8/9
Horário: 15h
Local: Sede da OAB/SP - Rua Maria Paula, nº 35, São Paulo (SP)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/setembro-amarelo-todos-pela-vida/1685370.
Expositores:
Cadu Souza - Responsável pelo Help 

Fabiana Silvestre - Bacharel em Direito; atuou na Rede Municipal de Ensino no Estado de Pernambuco com foco na Melhoria da Qualidade de Ensino

Walber Barboza - Responsável pelo EducaAção

Carlos E. Elias de Oliveira - Advogado; parecerista; doutorando e mestre em Direito; consultor legislativo do Senado Federal em Direito Civil.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*