Carregando...

Em Washington, Paulo Guedes estreita laços com empresas que têm negócios no Brasil - Notícias - R7 Brasília

Na manha desta terça-feira (19), o ministro da Economia, Paulo Guedes, participou de uma reunião com lideranças empresariais americanas em Washington, nos Estados Unidos.

O encontro, que ocorreu na Câmara de Comércio dos Estados Unidos, serviu para estreitar laços com companhias que já possuem negócios com o Brasil nos setores de telecomunicações, meio ambiente e, especialmente, saúde, especialmente por conta da demanda por insumos e vacinas durante a pandemia.

Segundo o ministro, entre as principais reclamações dos empresários estão os sistemas tributário e fiscal e os altos impostos do Brasil, além da complexidade burocrática. Outro ponto abordado no encontro teria sido a queda do dólar frente ao real.

“Nós temos quase R$ 1 trilhão de investimentos contratados para os próximos 10, 12 anos no Brasil, exatamente em petróleo, gás natural, setor elétrico e telecomunicações. Isso tudo gera muita força pro real”, disse o ministro.

Em entrevista à reportagem da Record TV, o ministro disse que a invasão da Rússia na Ucrania também afetou o crescimento do PIB brasileiro.

“O Brasil poderia estar crescendo entre 2,5 e 3% em 2022 não fosse a guerra”, disse Guedes.

A agenda de reuniões na capital americana segue até sexta-feira quando estão previstos encontros com representantes do Fundo Monetário Internacional FMI e do Banco Mundial.

Paulo Guedes deve se encontrar também com a ministra de finanças da Indonésia, país que irá presidir as reuniões do G20 que reune nações de economias emergentes.

O Brasil deve presidir o encontro em 2024 e busca alinhar programas de tributação para nações que mais poluem e compensação para economias que apostam na sustentabilidade.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*