Carregando...

Turismo tem capacidade de ser tão importante quanto o agronegócio, diz ministro

Com a retomada dos cruzeiros marítimos no Brasil a partir desta sexta-feira (5), brasileiros poderão viajar por águas brasileiras após 20 meses de paralisação desta atividade turística devido à pandemia.

Em entrevista à CNN, o ministro do Turismo, Gilson Machado, destacou a importância do setor para a retomada econômica do país.

“Setor do turismo tem capacidade de ser tão importante no PIB nacional quanto o agronegócio”, disse o ministro. Segundo ele, o Brasil tem “a maior capacidade hídrica do mundo” que pode ser explorada pelo setor.

“Temos os brasileiros, que viajavam para exterior, conhecendo o turismo no Brasil, que antes não conheciam. O Brasil é a bola da vez e uma grande oportunidade do turismo agora”, destacou.

Para retomada dos cruzeiros, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu uma série de protocolos para tripulantes e passageiros, que inclui a necessidade de apresentação do comprovante de vacinação completa contra a Covid-19.

Além disso, há regras para ventilação e higienização de ar condicionado no interior das cabines. Cada embarcação deverá apresentar o seu plano previamente à Anvisa antes do início da temporada e testagem diária de 10% dos passageiros a bordo e de 10% da tripulação.

Para o ministro, a retomada dos cruzeiros oferece segurança aos passageiros e tripulantes a partir do protocolo estabelecido pela Anvisa.

“O protocolo foi feito pelo Ministério da Saúde e Anvisa. Os cruzeiros não estarão com 100% de ocupação, mas sim 75% e o distanciamento será de 1,5 metro.”

Nesta quarta, o Porto de Santos confirmou à CNN a chegada da embarcação MSC Preziosa, afirmando que é a primeira a atracar após o período de suspensão.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*