Carregando...

Governo federal lança projeto com medidas de estímulo ao crédito

O governo federal lançou nesta quinta-feira (25) o Novo Marco de Garantias, um projeto que busca estimular o acesso ao crédito pela população a partir da mudança do sistema de garantias para a obtenção de empréstimos. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou do evento de lançamento e assinou o projeto.

Conforme antecipado na CNN Brasil pela jornalista Thais Herédia, o objetivo do projeto é reduzir as taxas de juros cobradas atualmente em financiamentos, com novos marcos legais para melhorar as operações de crédito.

Fontes que participam da concepção das medidas confirmaram à CNN que será criada a figura da Instituição Gestora de Garantias, um marco legal para que o próprio setor financeiro se organize e monte as gestoras.

A falta de garantias é apontada como um dos maiores entraves do mercado de crédito no Brasil, já que encarece os financiamentos e inviabiliza projetos de longo prazo.

Durante o evento, foi informado que o projeto permitirá que apenas a parte de um bem correspondente ao valor do empréstimo que não pago ficará bloqueada. O restante desse bem ficará livre, e poderá ser inclusive usado para novas operações de crédito.

*Em atualização


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*