Carregando...

Mesmo com sanções, rublo se firma como a moeda de melhor desempenho no mundo

O rublo russo se firmou nesta quinta-feira (12) como a moeda de melhor desempenho do mundo este ano, após atingir a marca de 70 rublos por euro e caminhando para 65 rublos em relação ao dólar.

Este resultado ocorre em razão do apoio dos controles de capital que a Rússia impôs para proteger o setor financeiro após a guerra contra a Ucrânia.

O rublo valorizou mais de 2% nesta manhã, chegando a 65,58 em relação ao dólar, e mais de 3% sobre o euro, a 68,28. A moeda pode encerrar o dia a 65 rublos por dólar, disse o Promsvyazbank em nota.

A moeda russa é impulsionada por empresas focadas na exportação que precisam converter suas receitas em moeda estrangeira, enquanto a demanda é limitada, pois as importações para a Rússia diminuíram em meio a interrupções na logística e amplas sanções ocidentais.

No longo prazo, o rublo pode ver alguma pressão negativa aumentando depois que a Rússia permitiu as chamadas “importações paralelas de mercadorias”, dizem analistas.

Na semana passada, Moscou publicou uma lista de produtos de montadoras estrangeiras, empresas de tecnologia e marcas de consumo que o governo incluiu em um esquema de “importações paralelas” destinado a proteger os consumidores do isolamento comercial do Ocidente.

Os índices de ações russos foram mistos. O índice RTS denominado em dólar subiu 0,7%, para 1.132,6 pontos.Já o MOEX, em rublos, teve queda de 1,4%, a 2.354,8 pontos.

As ações da segunda maior produtora de petróleo da Rússia, Lukoil LKOH.MM, caíram 1,8% no dia após a empresa dizer que comprará negócios russos de varejo e lubrificantes da Shell.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*