Carregando...

Maratona do Rio movimenta rede hoteleira da capital fluminense em até 30%

A Maratona do Rio, principal evento de corridas de rua da América Latina, impulsionou as reservas de quartos na rede hoteleira da capital fluminense de 25% a 30% neste final de semana.

A taxa média de ocupação prevista pelo Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município do Rio (HotéisRIO) para o feriado de Corpus Christi, que termina neste domingo (19), era de mais de 72%.

Dados da associação também apontam que o impacto foi positivo, em especial, para estabelecimentos da zona sul, entre o Aterro do Flamengo e o Leblon. Isso porque, de acordo com a associação, os atletas preferem se hospedar em regiões próximas ao percurso. Nestes bairros, mais de 75% das vagas estavam ocupadas.

O sindicato destaca ainda que o movimento gerado pela corrida na economia carioca é equivalente ao de grandes datas comemorativas. “Em alguns casos foi até um pouco acima desse índice. Para alguns hotéis, a Maratona só perde para Réveillon e Carnaval em termos de ocupação hoteleira. Chega a ser melhor do que Rock in Rio”, ressalta a entidade.

Até o final do ano, estão previstos cerca de outros 100 eventos, entre competições esportivas e shows, no Rio de Janeiro.

Ao todo, foram 35 mil inscrições para a 20ª edição da prova. No entanto, os organizadores esperam que a disputa mobilize mais de 50 mil pessoas ao longo dos dois dias de competição. Este ano, cerca de 60% dos participantes são de fora do Rio de Janeiro. Em 2021, esse percentual foi de 32%.

A corrida de 42 quilômetros de distância, principal prova do circuito, ocorre neste domingo. Na modalidade, os maratonistas percorrem pontos turísticos da cidade. Os corredores têm até três horas para completarem o trajeto.

Com início no Aterro do Flamengo, na altura da Marina da Glória, os inscritos vão passar pelas praias do Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leblon. Também neste domingo, acontecem as provas de cinco quilômetros e 10 quilômetros.

No sábado (18), foi realizada a Meia Maratona, com percurso de 21 quilômetros. Os ganhadores do primeiro dia foram Daniel Ferreira do Nascimento, de 24 anos, e Amanda de Oliveira, de 25. Nomes como o ex-jogador de futebol Kaká e o vencedor da corrida de São Silvestre no ano passado, Belay Tilahun Bezabeh, também estiveram presentes.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*