Carregando...

Putin diz que Rússia está redirecionando comércio para países dos Brics

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (22) que o país está no processo de redirecionar seu comérciopara países do grupo dos Brics de economias emergentes, na esteira de sanções ocidentais devido à guerra na Ucrânia.

Putin disse que a Rússia está discutindo o aumento da presença de carros chineses no mercado russo, bem como a abertura de cadeias de supermercados indianos.

Putin lembrou ainda que companhias russas de tecnologia ampliaram sua atuação na Índia e na África do Sul, enquanto os satélites do país permitem transmissões televisivas para até 40 milhões de habitantes do Brasil.

O líder russo não apresentou detalhes adicionais sobre a proposta, que surgiu em meio aos esforços de potências ocidentais para bloquear Moscou do sistema financeiro global como retaliação pela guerra na Ucrânia.

Putin ressaltou que o Sistema Russo de Mensagens Financeiras (SPFS, na sigla em inglês) está aberta aos bancos do Brics.

Criada pelo Banco da Rússia, a rede atua como alternativa ao Swift, da qual o país foi excluído. “Junto com os parceiros do Brics, estamos desenvolvendo mecanismos alternativos confiáveis para compensações internacionais”, afirmou Putin.

“Nossa política macroeconômica mostra sua eficácia na prática”, argumentou, além de afirmar que a situação na indústria já começa a ser “estabilizada”.

O chefe do Kremlin alegou que empresas nos países emergentes precisam lidar com um cenário desafiador, causado pela suposta recusa do Ocidente em aderir aos princípios básicos da economia de mercado, livre-comércio e inviolabilidade da propriedade privada.

“Eles seguem, de fato, um rumo macroeconômico irresponsável, incluindo o lançamento da ‘impressora’ – emissão descontrolada e acúmulo de dívidas sem garantias”, criticou.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*