Carregando...

Como saber se um celular é 5G?

As redes móveis 5G estrearam prometendo inúmeros benefícios, como velocidades até 100 vezes mais rápidas que o 4G, atraso de menos de 1 milissegundo no recebimento de dados e suporte a milhões de dispositivos conectados simultaneamente — elemento fundamental para a expansão do uso de dispositivos inteligentes através da Internet das Coisas (IoT).

  • Já vale a pena investir só em celulares 5G?
  • Os melhores celulares 5G para comprar em 2022

No entanto, para tirar proveito dessas inovações, o usuário precisa ter um smartphone compatível com a nova rede. Caso não tenha certeza se seu aparelho está preparado para o 5G, há algumas maneiras de se descobrir isso com facilidade.

  • Rotação da Terra está cada vez mais rápida, e isso preocupa cientistas
  • Autoridades chilenas investigam buraco misterioso; assista
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

Confira o nome e a caixa

Desde o lançamento dos primeiro modems com conectividade 5G, as fabricantes de smartphones começaram a adicionar o "5G" ao nome dos dispositivos. Aparelhos que não fossem compatíveis com a conexão mais moderna contavam com um "4G", ou nem mesmo apresentavam um indicativo de rede móvel suportada.

Como saber se um celular é 5G?
Foto: Samsung / Canaltech

Como consequência, a caixa desses celulares também conta com marcações que confirmam a compatibilidade com o 5G, enquanto algumas companhias inserem a informação na etiqueta externa que detalha algumas das principais características do telefone. Dito isso, determinados aparelhos já deixaram de adotar esse padrão de nome, sendo necessário conferir a lista de especificações na hora de adquiri-los.

Cheque as configurações de rede do celular

Os smartphones possuem áreas no menu de configurações dedicadas a gerenciar parâmetros de rede móvel, tanto para ligações quanto para internet. Navegar por essas seções pode revelar se o dispositivo possui ou não compatibilidade com redes 5G. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o app de Configurações;
  2. Entre na seção "Conexões" ou nome relacionado;
  3. Acesse a opção "Redes móveis";
  4. Na linha "Modo de rede", confira se há opções com 5G.

Em celulares mais recentes, você também pode utilizar a pesquisa do menu de configurações para procurar pelo termo "5G" — configurações da rede deverão surgir entre os resultados caso o smartphone suporte a tecnologia.

Acesse o site da fabricante

Relacionada à possibilidade de checar a lista de especificações dos aparelhos, as fabricantes dos celulares costumam listar os dispositivos que trazem suporte ao 5G em categorias específicas de seus sites oficiais.

Você pode encontrar essas categorias na seção "Smartphones" do site, geralmente abrigadas em um menu suspenso no topo da página. Também é possível procurar por um modelo específico para verificar na descrição da ficha técnica as redes móveis suportadas.

Confira a lista oficial da Anatel

Com o início da implementação do 5G no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, divulgou uma lista completa com os celulares disponíveis em território brasileiro compatíveis com as redes de quinta geração. Vale destacar que a lista conta apenas com dispositivos que já foram homologados pelo órgão regulador, não cobrindo assim telefones importados.

A coletânea é atualizada com certa frequência — chegando a listar aparelhos ainda não lançados em determinados momentos — e pode ser acessada no site oficial da Anatel. Por lá, o usuário pode aplicar filtros de número de modelo, fabricante, nome comercial e até data de emissão da homologação para realizar a busca.

Trending no Canaltech:

  • Site gratuito restaura fotos de maneira impressionante usando IA
  • Substituto do Onix? Chevrolet prepara lançamento de novo carro compacto
  • Startups participam de maior competição do Brasil e podem ir para fora do país
  • Cientistas explicam o que acontece com o cérebro depois da meia-noite
  • Novo Honda HR-V entra em pré-venda e tem preços e versões revelados


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*