Carregando...

Anatel recebe quase 1 milhão de reclamações no 1º semestre; veja o que lidera

A Anatel vem fechando o cerco contra as empresas que aplicam telemarketing abusivo, mas também costuma receber muitas reclamações dos próprios serviços relacionados a banda larg fixa, TV por assinatura e telefonias móvel e fixa. Segundo informações da agência, somente no primeiro semestre de 2022 foram quase 1 milhão de queixas de usuários.

Anatel recebe quase 1 milhão de reclamações no 1º semestre; veja o que lidera
Foto: Divulgação/Anatel / Canaltech
  • Anatel confirma que TV box pirata pode permitir ataques e roubo de dados
  • Empresas de telemarketing continuam driblando regras da Anatel

O total de 951,3 mil reclamações captadas junto ao serviço de atendimento ao consumidor representa uma queda de 6,5% em relação ao segundo semestre de 2021 — mas ainda assim é uma quantidade bastante alta. O Índice de Reclamações (IR) é calculado a partir do número de reclamações mensais das prestadoras por mil acessos — caiu de 0,55 para 0,51 entre os últimos seis meses do ano passado e os seis primeiros de 2022.

  • Max Born, o físico quântico que alertou o mundo sobre 'a causa de todos os males'
  • Carbono, micróbios e água: veja o que já achamos no planeta Marte
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

"O resultado do primeiro semestre desse ano retoma a tendência de queda nas reclamações desde o recorde de 4 milhões de queixas registradas em 2015. A redução foi interrompida nos dois primeiros anos da pandemia de covid-19", informou a agência.

Celular pós-pago lidera reclamações na Anatel

Já teve algum problema nos serviços pós-pagos de sua operadora de telefonia móvel? Pois saiba que você está na maioria dos consumidores que se sente lesada: segundo os números apresentados pela Anatel, o campeão disparado de reclamações são os celulares pós-pagos, com um total de 360.068 queixas e IR de 0,59.

Em segundo lugar vem os serviços de internet banda larga, com 240.098 reclamações e IR em 0,81. Os celulares pré-pagos ficaram em terceiro lugar, com 143.739 queixas e IR de 0,20. A telefonia fixa ficou em quarto, com 135.271 reclamações e IR em 0,85, e a TV por assinatura completa o ranking, com 65.887 reclamações e IR em 0,72.

Vale lembrar que todos os consumidores que se sintam prejudicados ou não que estejam sendo atendidos pelo que contrataram podem reclamar pela própria web, no site da Anatel, que disponibiliza um passo a passo para isso.

Trending no Canaltech:

  • A posição do corpo afeta a rapidez do efeito de um remédio; entenda
  • Tempestades "canibais": ejeções de massa coronal do Sol estão a caminho da Terra
  • Cientistas alertam que a próxima pandemia poderá ser de fungos, e não de vírus
  • Este é o estranho motivo que leva algumas pessoas a preferirem café sem açúcar
  • Quais celulares Motorola serão atualizados para o Android 13?


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Calendar