Carregando...

O que esperar da One UI 5?

O Android 13 já está em distribuição para usuários do mundo inteiro e, sem perder tempo, a Samsung começou a experimentar a One UI 5 em alguns países. A versão personalizada do sistema operacional herda várias funções introduzidas pelo Google, ao mesmo tempo que conta com caprichos e adições exclusivas da fabricante sul-coreana.

O que esperar da One UI 5?
Foto: Samsung / Canaltech
  • 13 grandes novidades do Android 13
  • Quais celulares Samsung serão atualizados para o Android 13?

Qual a data de lançamento da One UI 5?

Atualmente, a One UI 5 baseada no Android 13 está em fase beta. A compilação é compatível exclusivamente com modelos da linha Galaxy S22 e está disponível somente nos países: Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia, Polônia e Reino Unido.

  • Max Born, o físico quântico que alertou o mundo sobre 'a causa de todos os males'
  • Carbono, micróbios e água: veja o que já achamos no planeta Marte
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!
A One UI 4 foi lançada em outubro após um breve período de testes (Imagem: Reprodução/Samsung)
A One UI 4 foi lançada em outubro após um breve período de testes (Imagem: Reprodução/Samsung)
Foto: Canaltech

Testes abertos para o público são um bom sinal de que o sistema está em um avançado estágio de desenvolvimento. Contudo, até agora, não foram divulgadas previsões oficiais para o lançamento do sistema operacional.

Quais celulares Samsung recebem a One UI 5?

Em fevereiro, a Samsung anunciou que entregaria até quatro anos de atualizações da One UI para dispositivos topo de linha recentes, incluindo os novíssimos Galaxy S22. Segundo a empresa, os aparelhos elegíveis para esse tempo de atualizações são:

  • Galaxy S22;
  • Galaxy S22+;
  • Galaxy S22 Ultra;
  • Galaxy S21;
  • Galaxy S21+;
  • Galaxy S21 Ultra;
  • Galaxy S21 FE;
  • Galaxy Z Fold 3;
  • Galaxy Z Flip 3;
  • Galaxy Tab S8;
  • Galaxy Tab S8+;
  • Galaxy Tab S8 Ultra.

Felizmente, a atualização não será limitada a esses aparelhos. A lista completa de celulares Samsung que devem receber a One UI 5 é bem grande.

O que esperar da One UI 5?

A One UI 5 herdará muitas das novidades implementadas pelo Google, mas sem perder as adições exclusivas da Samsung. As funcionalidades inéditas do sistema personalizado são bastante variadas, indo tanto em interface quanto em recursos que devem incrementar a usabilidade geral do smartphone.

Agrupamento de widgets

Um dos toques particulares da Samsung está nos widgets da interface da One UI 5. No novo sistema, será possível agrupar vários complementos de apps numa única área, poupando espaço na tela principal, mas sem deixar de ter informações sempre à mão.

Smart Widgets continuam na One UI 5 — agora, melhores (Imagem: Reprodução/Samsung)
Smart Widgets continuam na One UI 5 — agora, melhores (Imagem: Reprodução/Samsung)
Foto: Canaltech

Essa função é parte do Smart Widgets, um recurso incluído numa atualização da One UI 4, então não é exatamente uma novidade.

Cores Dinâmicas aos montes

A Samsung não deixará de lado as novidades incluídas na Material You do Google. A One UI 5 deixará o sistema ainda mais personalizável, com maior variedade de temas para escolher com base no papel de parede ou em paletas de cores preferidas.

Melhorias da Material You também foram destacadas na One UI 5 (Imagem: Reprodução/Samsung)
Melhorias da Material You também foram destacadas na One UI 5 (Imagem: Reprodução/Samsung)
Foto: Canaltech

Além disso, o tema escolhido poderá colorir os ícones de aplicativos que não são nativos do celular — isto é, nem do Google, nem da Samsung. Naturalmente, essa função dependerá da implementação por parte dos desenvolvedores, então não é garantida para todos os apps.

Notificações refinadas

Nem todo aplicativo precisa enviar notificações para o seu celular e não é um processo tão simples desativá-las manualmente no menu de configurações. No Android 13, o processo muda: na primeira vez que o app é aberto, o usuário precisa autorizar o envio de notificações, já que elas não podem ser emitidas por padrão.

Acesso controlado a fotos

Para compartilhar fotos num aplicativo instalado no Android 13, não será mais necessário conceder acesso a toda a galeria. No lugar da solicitação da permissão, o usuário poderá selecionar somente as fotos que deseja expor ao programa.

Em sistemas anteriores, a Samsung mostrou que há interesse em abraçar as adições em privacidade e segurança demonstradas pelo Google — como a empresa fez na permissão para "localização aproximada" no Android 12. Na One UI 5, isso deve se repetir com as permissões da galeria.

Idioma definido para cada app

Cada aplicativo do celular poderá ter um idioma diferente — inclusive, do próprio sistema operacional. Essa função, além de ser interessante em termos de acessibilidade, também pode ajudar o usuário a praticar algum idioma que estiver estudando ou evitar traduções ambíguas de adaptações não tão bem feitas.

A nova seção "Segurança e privacidade" deve facilitar o gerenciamento de mecanismos de proteção do celular (Imagem: Reprodução/Samsung)
A nova seção "Segurança e privacidade" deve facilitar o gerenciamento de mecanismos de proteção do celular (Imagem: Reprodução/Samsung)
Foto: Canaltech

Dicas para fotos no modo Pro

O aplicativo nativo de câmera da One UI dará dicas sobre como fazer o clique perfeito. O programa terá um atalho que "oferece dicas e truques úteis sobre como usar as várias lentes" presentes no celular.

Trending no Canaltech:

  • Tempestades "canibais": ejeções de massa coronal do Sol estão a caminho da Terra
  • Este é o estranho motivo que leva algumas pessoas a preferirem café sem açúcar
  • A posição do corpo afeta a rapidez do efeito de um remédio; entenda
  • Cientistas alertam que a próxima pandemia poderá ser de fungos, e não de vírus
  • Por que crianças do Japão caminham de um jeito diferente das outras?


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*