Carregando...

Por que o rosto fica vermelho quando estamos com vergonha?

Você já se perguntou por que nosso rosto fica vermelho quando estamos com vergonha? Para responder a essa pergunta, é necessário destacar alguns pontos importantes do corpo humano. Trata-se de uma resposta involuntária e incontrolável, já que consiste no sangue correndo para as bochechas.

Foto: tabitha turner/unsplash / Canaltech
  • Cientistas identificam neurônios que dão origem ao medo
  • O que a ciência diz sobre o amor

Isso quer dizer que não dá para impedir o rosto de ficar vermelho quando sentimos vergonha. Pense que você não pode fazer com que seus pulmões parem de respirar ou que seu coração pare de bombear sangue, por exemplo. A linha de raciocínio é a mesma.

  • Gritos de Bolsonaro 'imbrochável' repercutem nas redes sociais; confira
  • Por que o Japão declarou guerra a disquetes e CDs
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

Segundo um artigo da Santa Clara University, essa vermelhidão faz parte do mecanismo de reação do corpo humano a uma situação de emergência. Para direcionar toda a energia disponível para os músculos, a frequência cardíaca e a frequência respiratória aumentam para fornecer o máximo de oxigênio possível.

A responsável por todas essas medidas de resposta a emergências é a adrenalina, um estimulante natural do corpo, que aumenta a taxa de respiração e faz com que as pupilas se dilatem. Na prática, a adrenalina também faz com que os vasos sanguíneos profundos nos músculos se dilatem, a fim de obter mais oxigênio e mais energia onde é mais necessário.

Com isso, as veias do rosto também se dilatam. À medida que se abrem, permitindo que mais sangue flua, as bochechas ficam mais quentes e mais vermelhas.

A ciência explica por que o rosto fica vermelho quando estamos com vergonha (Imagem: Brandi Redd/Unsplash)
A ciência explica por que o rosto fica vermelho quando estamos com vergonha (Imagem: Brandi Redd/Unsplash)
Foto: Canaltech

Os cientistas ainda tentam entender por que o constrangimento desencadeia a liberação de adrenalina, mas uma teoria é que à medida que o sangue corre para o seu rosto, há um efeito perceptível na aparência, como uma resposta para ajudar a evitar um confronto.

Vários animais exibem um comportamento destinado a evitar uma briga. Cães, lobos e até leões rolam para expor suas barrigas e demonstrar vulnerabilidade. Os gatos achatam as orelhas e enfiam o rabo entre as patas traseiras, por exemplo. Então o rosto fica vermelho quando estamos com vergonha justamente como uma resposta que a natureza encontrou.

Fonte: Santa Clara University 

Trending no Canaltech:

  • Brasil define nova idade mínima para laqueadura e vasectomia
  • 8 sinais de que você é muito inteligente, segundo a ciência
  • Royal Caribbean colocará internet Starlink em todos os seus navios de cruzeiro
  • Veja o incrível efeito do protetor solar usado apenas no rosto durante anos
  • Veja novas fotos do Sol feitas pelo maior telescópio solar do mundo

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*