Carregando...

Ovos de codorna chocam em supermercado no Piauí. Há perigo para o consumidor?

No último dia 21 de setembro, na cidade de Campo Maior, no Piauí, a 80 km de Teresina, quadro codornas eclodiram de seus ovos em uma prateleira de mercado. Surpreendente, o caso aconteceu por conta de erro na venda do lote e com ajuda das altas temperaturas: termômetros marcavam 37 ºC no dia do ocorrido. Um vídeo do fato viralizou na última quinta-feira (13).

Ovos de codorna chocam em supermercado no Piauí. Há perigo para o consumidor?
Foto: KaouroV/CC-BY-S.A-4.0 / Canaltech
  • Embrião de dinossauro é encontrado quase intacto dentro de ovo fossilizado
  • Ovo dentro de ovo fossilizado de dinossauro é encontrado na Índia

Apesar de terem sido resgatadas com vida, as 4 aves acabaram indo a óbito. A cartela de 30 ovos de onde vieram começou a se mover por volta das 16h, o que assustou o funcionário e o gerente próximos. O fornecedor ficou espantado com o fato e, segundo relato do gerente, apenas acreditou por conta do relato vir do profissional.

Clorose: a curiosa 'doença do amor' que afetava garotas e 'desapareceu' no século 20 Por que o tempo só anda para frente, nunca para trás Por que a maçonaria inspira tantas teorias da conspiração

Ovo galado é perigoso para a saúde?

Os ovos galados, ou seja, com embrião, não são autorizados para o comércio em supermercados, mas eles não apresentam riscos aos consumidores. Normalmente, os criadores compram apenas fêmeas e as criam para obter ovos sem fertilização, que não precisam de machos. Não há diferença nutritiva ou sanitária nesses tipos de ovo, mas o público-alvo muda.

O ovo fertilizado é utilizado na indústria, para a fabricação de pães, massas e produtos relacionados, além de participar de testes de vacinas. Há normas no mercado para impedir que empresas incubadoras de ovos para frango de corte acabem vendendo os ovos como se fossem de mesa.

O que define o tipo de ovo é a maneira como as galinhas são criadas: ovos com embriões não podem ser comercializados em supermercado (Imagem: Louis Hansel/Unsplash)
O que define o tipo de ovo é a maneira como as galinhas são criadas: ovos com embriões não podem ser comercializados em supermercado (Imagem: Louis Hansel/Unsplash)
Foto: Canaltech

O que define o tipo de ovo?

A definição para o ovo ser de granja, caipira, galado ou orgânico vem da liberdade proporcionada às aves:

  • Ovo de granja ou convencional: Nesse caso, as galinhas ficam confinadas em gaiolas, comem ração animal e vegetal e não há normativa para o uso de transgênicos ou agrotóxicos na alimentação. São usados antibióticos para prevenção e tratamento de doenças;
  • Ovo livre de gaiolas (Cage Free): As galinhas são criadas em galpão, sem gaiolas, mas também sem acesso a áreas externas. Alimentação e antibióticos dependem do aviário;
  • Ovo caipira: Soltas durante o dia e confinadas em galpão à noite, as galinhas comem ração de origem vegetal, não têm alimentação normatizada e utilizam antibióticos apenas quando necessário;
  • Ovo orgânico: Também soltas durante e o dia e permanecendo em galpão à noite, as galinhas neste caso comem alimento vegetal, têm proibido o uso de transgênicos ou agrotóxicos na alimentação e não utilizam antibióticos.

Os filhotes levam cerca de 17 dias para eclodir dos ovos — se a temperatura está mais alta do que o normal, isso pode ser acelerado, e quando está mais baixa, atrasado. Em ambos os casos, há prejuízo para o desenvolvimento dos filhotes. As condições ideais para chocar ficam em temperaturas próximas de 37 ºC (mas não mais do que 37,2 ºC) e umidade acima de 60%.

Fonte: G1 1, 2

Trending no Canaltech:

  • Agência de Inteligência dos EUA quer recriar mamutes extintos
  • WhatsApp libera esconder "online" para todos
  • O que é um átomo?
  • BMW M2 de 2ª geração tem potência absurda e deve vir ao Brasil
  • Telescópio James Webb encontra moléculas orgânicas onde elas não deveriam estar

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*