/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/J/2/rvt9FmTBAABYWQIC0zhw/ulmtas.jpg)
Confira as últimas notícias sobre o coronavírus na região — Foto: Hellen Souza/Arte-G1
Veterinários e profissionais de educação física reclamam de não conseguir tomar a vacina contra a Covid-19, mesmo com agendamento, em Campinas (SP). Os trabalhadores disseram que foram até a Escola Caic Zeferino Vaz, na Vila União, na noite desta quinta-feira (5), mas receberam a informação que não receberiam as doses. A segurança chegou a ser reforçada.
Na quarta-feira (4), o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), anunciou a ampliação da vacinação contra a Covid-19 para novos grupos da saúde, que contempla veterinários e profissionais de educação física, além de idosos acima de 90 anos. No entanto, o chefe do executivo ressaltou que, no caso dos profissionais, eles deveriam comprovar o vínculo ativo com serviço de saúde na cidade.
Casos e mortes
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados154.821registros positivos da doença e 3.824 mortesnos 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas.
- MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil
- Coronavírus: veja perguntas e respostas
Região na fase amarela
A região de saúde de Campinas (DRS-7) volta à fase amarela do Plano São Paulo a partir deste sábado (6). O anúncio foi feito pelo governo do estado no início da tarde desta sexta-feira (5). Com a mudança, comércios e serviços ganham mais duas horas de funcionamento; e bares voltam a abrir.
Inicialmente a alteração ocorreria na segunda (8), mas o governo antecipou para este sábado, quando deve ser publicado o decreto.
A região estava na fase laranja, com restrições mais severas da fase vermelha em determinados dias e horários, desde 25 de janeiro. Junto com Campinas, outras cinco regionais de saúde avançaram para a fase amarela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/D/4/1UAD3dQ1KG7usWBhy5Jg/mapa-2.jpg)
Nova classificação do estado no Plano SP (05/02) — Foto: Reprodução/Plano São Paulo
Regras em Campinas
A Prefeitura de Campinas (SP) anunciou na tarde desta sexta-feira (5) como será o decreto municipal com as regras da fase amarela, após o governo estadual reclassificar a região administrativa dentro do Plano SP da quarentena. As mudanças em relação ao previsto pelo estado são o funcionamento por 12 horas para restaurantes e a tolerância de 2 horas para o setor após o horário de fechamento. As medidas passam a vigorar neste sábado (6).
Pelas regras da fase amarela, restaurantes podem funcionar por 10 horas, desde que entre 6h e 22h. Ao detalhar o plano de Campinas, o secretário de Justiça, Peter Panutto, falou em 12 horas de funcionamento para esses estabelecimentos.
Questionados sobre a divergência, o secretário e o prefeito Dário Saadi (Republicanos) destacaram que a decisão foi baseada em nota divulgada pelo estado, e que há eventuais discrepâncias entre o que é apresentado na coletiva do governo e o decreto oficial. Caso sejam identificadas essas divergências, o texto municipal será corrigido.
Já os bares, que antes só podiam atender via delivery ou drive-thru, voltam a abrir as portas por até 10h, entre 6h e 20h. Nos dois segmentos, a capacidade de atendimento é de 40% e a venda de bebida alcóolica é proibida após às 20h.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/M/E/zJfvImRHapCBQRIrsRCg/uso-corretos-mascaras.png)
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
CORONAVÍRUS
VÍDEOS: Coronavírus: perguntas e respostas
VACINA: testes estão em andamento pelo mundo; SIGA as novidades
Manual das máscaras: como fazer, como usar e a importância do uso
Como se prevenir do coronavírus?
Saiba quais os sintomas do coronavírus e quando procurar um médico
Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.