Carregando...

Covid-19: Campinas libera abertura de bares e autoriza 100% de capacidade em estabelecimentos e universidades; veja regras

Decreto vai flexibilizar medidas da pandemia em Campinas — Foto: KAREN FONTES/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Decreto vai flexibilizar medidas da pandemia em Campinas — Foto: KAREN FONTES/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Campinas (SP) confirmou nesta segunda-feira (16) a flexibilização das medidas para evitar o agravamento da pandemia da Covid-19 no período de 17 de agosto a 31 de outubro. A partir desta terça, portanto, bares voltam a reabrir, estabelecimentos podem ter 100% da capacidade e não haverá mais horário limite de funcionamento. Veja todas as regras abaixo.

Em transmissão ao vivo nesta tarde, a prefeitura ressaltou que o distanciamento mínimo de 1 metro é obrigatório, assim como o uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel. Medidas mais rígidas, como o toque de recolher, terminam nesta segunda.

"Nós não vamos renovar o toque de recolher, então ele tem como último dia hoje (segunda). Também não será renovada a proibição de reuniões familiares com mais de dez pessoas", explica Peter Panutto, secretário de Justiça de Campinas. A fiscalização das medidas continua.

A capacidade máxima de 100% também será aplicada para instituições de ensino superior para todos os cursos, informou o secretário. No entanto, eventos acadêmicos que possam gerar aglomeração seguem proibidos.

O novo decreto será publicado no Diário Oficial desta terça.

O que vale de 17 de agosto a 31 de outubro

  • Podem funcionar com 100% de ocupação: restaurantes, bares, comércios e serviços - até esta segunda-feira (16) a ocupação permitida é de 80%.
  • Estabelecimentos devem respeitar distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.
  • Não há mais limite de horário de funcionamento - até esta segunda-feira é até 12h.
  • Eventos permitidos com público sentado: atividades religiosas, cinemas, teatros, salas de espetáculos e eventos sociais. Deve ser feito controle de acesso para garantir distanciamento mínimo de 1 metro.
  • Protocolos sanitários devem ser respeitados: uso obrigatório de máscara, higienização com álcool em gel e proibida aglomeração.
  • Esportes coletivos: permitidos desde que respeitem os protocolos e não pode haver público ou torcida.
  • Aglomerações e atividades que não garantam distanciamento de ao menos 1 metro seguem proibidas, como shows, baladas e eventos com público em pé. Festas não podem ter pista de dança.
  • Ensino superior: aulas e atividades podem ter 100% da capacidade para todos os cursos. Eventos que gerem aglomeração segue proibidos. Distanciamento de 1 metro deve ser respeitado.

Parques com horário ampliado

A prefeitura informou que alguns parques municipais ficam abertos por mais tempo a partir desta terça-feira. Os protocolos sanitários também devem continuar sendo seguidos. Veja os detalhes do funcionamento abaixo:

  • Lagoa do Taquaral: abre uma hora mais cedo, às 5h, e fecha às 21h
  • Pedreira do Chapadão: abre às 6h e fecha três horas mais tarde, às 21h
  • Parque das Águas: abre às 6h e fecha duas horas mais tarde, às 20h
  • Praça da Juventude: abre às 6h e fecha três horas mais tarde, às 21h

VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas

200 vídeos

Veja mais notícias da região no G1 Campinas


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*