Carregando...

Jovem com atrofia muscular usa perfil na internet para combater capacitismo nas Paralimpíadas e ganha apoio de atletas

Ana Clara Moniz, de 21 anos, criou a 'Parajaníadas' para passar as principais informações das Paralimpíadas — Foto: Maurício Moniz

Ana Clara Moniz, de 21 anos, criou a 'Parajaníadas' para passar as principais informações das Paralimpíadas — Foto: Maurício Moniz

A estudante de jornalismo de Campinas (SP) Ana Clara Moniz, que nasceu com Atrofia Muscular Espinhal (AME), se tornou, desde o ano passado, uma referência no ativismo para pessoas com deficiência. Agora, aos 21 anos, a influenciadora voltou as atenções para as Paralimpíadas de Tóquio e usa seu perfil no Instagram, com 50,1 mil seguidores, para falar da competição além do capacitismo muitas vezes ainda enraizado na sociedade. A iniciativa ganhou inclusive o apoio de atletas que estão no Japão para a disputa da competição.

A expressão "capacitismo" não existe no dicionário e é uma gíria utilizada para definir abordagens discriminatórias em relação às deficiências. A ideia de Ana Clara de focar o conteúdo produzido por ela na internet nas Paralimpíadas, que terminam no próximo domingo (5), surgiu de um documentário que conta a trajetória de atletas.

"Eu fiquei muito animada com o filme, porque eu me senti representada. Eu vi pessoas com deficiência vendo o esporte como carreira e se dedicando, mas também vi elas falando sobre suas histórias e as suas causas", relatou.

Desde o início da competição, a jovem criou uma espécie de "acompanhamento" do evento nas redes sociais, com quadros temáticos e discussões sobre as modalidades paralimpícas. A iniciativa é uma forma da estudante de jornalismo se familiarizar com a profissão e dar início ao sonho de trabalhar na cobertura de uma olimpíada. O foco dela são os próximos jogos, disputados em Paris, em 2024.

Entre os atletas que interagiram com Ana Clara, estão Laila Suzigan (natação), Lara Lima (halterofilismo), Ruan Souza (natação), Evani Calado (bocha), Ricardo Mendonça (natação) e Gustavo Carneiro (tênis). Por conta do contato com os esportistas, ela teve a ideia de fazer um quadro com vídeos diários dos competidores mostrando curiosidades e bastidores diretamente de Tóquio.

"Eu fiquei muito feliz e foi muito legal de ver eles fazendo isso. Eu não esperava, fiquei muito emocionada", disse.

Execução

A influenciadora explicou que, antes de começar a produção do material, perguntou aos seguidores quais tipos de informações eles gostariam de saber. A partir disso, surgiram as ideias de quadros e pautas para abordar.

"Eu quis fazer um conteúdo que fale sobre os esportes, mas também algo mais ativista, contra capacitismo", completou.

A estudante tem muitos amigos que colaboram com a "Parajaníadas", nome dado ao projeto, e, além disso, também conta com a ajuda do pai e da namorada. "O meu pai fica no turno da madrugada, quando eu não consigo assistir os esportes de noite, ele fica assistindo e a gente reveza", contou.

Ana Clara e o pai, Maurício Moniz, trabalham em conjunto para realizar a Parajaníadas — Foto: Arquivo pessoal

Ana Clara e o pai, Maurício Moniz, trabalham em conjunto para realizar a Parajaníadas — Foto: Arquivo pessoal

Ativismo

Em junho do ano passado, o G1 mostrou que Ana Clara aproveitou o período de isolamento por conta da Covid-19 para mostrar nas redes sociais a realidade de pessoas com deficiência. "Eu percebo que o ativismo PCD está crescendo muito e eu vejo que as pessoas estão querendo aprender, estão querendo entender que talvez elas sejam capacitistas em potencial", acrescentou.

A jovem acredita que a internet tem sido um meio para se expressar e colaborar para aumentar o número de torcedores nos Jogos Paralímpicos. "A internet está puxando as pessoas para assistirem, se engajarem, conhecerem os atletas, os esportes e terem curiosidade pelo menos", afirmou.

*sob a supervisão de Marcello Carvalho

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região

200 vídeos

Veja mais notícias da região no G1 Campinas.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar