Carregando...

Campinas integra estudo do Ministério da Saúde para mapear cobertura vacinal em crianças de até 5 anos; veja taxas

Campinas participa de mapeamento da taxa de vacinação infantil

Campinas participa de mapeamento da taxa de vacinação infantil

Campinas (SP) integra um estudo do Ministério da Saúde, que começa nesta quinta-feira (14), para mapear a cobertura vacinal em crianças de até cinco anos. A intenção da pasta federal é entender como estão os índices de vacinação dos imunizantes fundamentais nos primeiros anos de vida, como sarampo, rubéola e paralisia infantil. Veja abaixo os números na metrópole.

O município é o único do interior de São Paulo que vai participar do estudo, segundo a prefeitura. A pesquisa será realizada por uma empresa especializada, contratada pelo Ministério da Saúde, e vai ouvir famílias de 1,8 mil crianças. Os pesquisadores vão até a casa das pessoas para saber quem está com a carteirinha de vacinação em dia.

As crianças foram indicadas pela Secretaria de Saúde de Campinas. O ideal é que as taxas estejam acima de 90%, mas nem todas as doenças atingem esse patamar na cidade. O levantamento abrange todas as capitais e municípios com mais 200 mil habitantes.

A diretora da Vigilância Epidemiológica da metrópole, Andrea Von Zuben, afirmou que a pesquisa é muito importante para traçar novas estratégias de imunização.

"As taxas estão baixas, não atingimos meta em nenhuma vacina, a meta é mais de 95% e em nenhuma delas estamos adequados. São vacinas contra meningite, sarampo, tuberculose, doenças da infância que não existem mais, mas se a gente não vacinar elas vão voltar e essas doenças são mais perigosas para crianças do que o próprio Covid-19", explicou Andrea.

Cobertura vacinal em Campinas atualmente

  • BCG: 75,34%
  • Hepatite: 82,42%
  • Meningocócica Conj. C: 82,78%
  • Pentavalente: 82,42%
  • Pneumocóccica: 84,07%
  • Poliomielite: 82,29%
  • Rotavírus humano: 80,9%
  • Tríplice viralD1: 85,82%
  • Tríplice viral D2: 69,98%

Campinas vai integral mapeamento do Ministério da Saúde sobre cobertura vacinal em crianças — Foto: Reprodução/EPTV

Campinas vai integral mapeamento do Ministério da Saúde sobre cobertura vacinal em crianças — Foto: Reprodução/EPTV

VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*