Carregando...

Região de Campinas registra alta de 8,9% na média de roubos por mês, diz SSP

O ataque de criminosos a um motorista de aplicativo em Hortolândia (SP), flagrado por conta de um aplicativo no celular da vítima, é só mais um entre os roubos que não param de crescer na região de Campinas. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que a média de ocorrências por mês cresceu 8,9% na comparação com o ano anterior.

Em 2021, a região registrou média de 743 ocorrências de roubo por mês. Neste ano, a média saltou para 810 por mês - o que significa mais de um caso por hora.

Um desses roubos acabou exposto graças a uma filmagem da vítima. O assalto aconteceu por volta das 23h40 desta quarta (7). Um dos criminosos, sentado no banco traseiro, anuncia o crime e pega a carteira da vítima. Os suspeitos levaram R$ 600. O carro e o celular não foram roubados porque o homem afirmou aos ladrões que eles eram rastreados.

Segundo o motorista, a corrida teve início no bairro Calegari, em Sumaré (SP), com destino a Hortolândia. Uma mulher foi quem solicitou a corrida, mas dois homens entraram no lugar dela.

No vídeo, é possível ver que a vítima ainda apela para os criminosos não levarem o celular, uma vez que o utiliza para trabalhar.

"Não sei se vou conseguir trabalhar essa semana pelo sentimento de medo que fica mesmo, e pela impunidade. Agradecer a Deus que não aconteceu nada pior e seguir em frente né", disse.

Motorista gravou assalto em Hortolândia — Foto: Reprodução/EPTV

Motorista gravou assalto em Hortolândia — Foto: Reprodução/EPTV

Mudança de rotina

O medo vivido pelo motorista de aplicativo já foi sentido na pele por milhares de moradores da região. Um deles é o taxista Wagner Eduardo Cortezia que, para tentar se proteger e reviver esse trauma, deixou de trabalhar no período noturno e evitar pegar corridas para regiçoes onde o índice de criminalidade é maior.

"Certos bairros a gente não gosta de entrar. Não são as pessoas que moram lá. Às vezes você entra com uma pessoa boa de lá, mas não sai", conta Cortezia.

Maior cidade da região, Campinas (SP) soma 3.419 ocorrências de roubo em 2022. Desse total, 774 boletins de ocorrência foram registrados pelo 1º DP, onde fica a central de flagrantes da 1ª Seccional e atende principalmente a região central.

O segundo distrito com mais ocorrências de roubo é o 9º DP, que atende a região do Distrito do Ouro Verde, e soma 503 casos neste ano.

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região

50 vídeos

Veja mais notícias da região no G1 Campinas


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*