/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/C/T/a6zwreS5mLUzhFuWSgGA/represa.jpg)
Represa de Vinhedo, em novembro de 2022 — Foto: Reprodução/EPTV
A Prefeitura de Vinhedo (SP) iniciou, na noite de quarta-feira (1º), um esquema de racionamento de água que durará pelo menos cinco dias. A prefeitura argumentou que a forte chuva de terça-feira (28) danificou diversos equipamentos da Estação de Tratamento de Água 1 (ETA 1).
Com isso, apesar da grande quantidade de chuva, os bairros de Vinhedo foram divididos entre setores amarelo e verde. Cada um ficará sem abastecimento por 24 horas. A exceção é o bairro Capela e as adjacências, que não vão entrar no rodízio porque são atendidos pela ETA 2.
Portanto, nesta quinta-feira, os bairros do setor amarelo terão o abastecimento interrompido por 24 horas. Veja, abaixo, a relação de bairros afetados.
Equipamentos danificados
Segundo a prefeitura, o temporal reduziu a capacidade de tratamento da ETA 1 de 750 m³ por hora para 550m³/h. O Saneamento Básico de Vinhedo (Sanebavi) admite que precisará trocar equipamentos danificados, mas não deu prazo para conclusão.
"A produção abaixo do normal é resultado dos danos causados pelas fortes chuvas da última terça-feira (28), que comprometeram diversos equipamentos de recalque de água do Rio Capivari para a estação, sendo necessária manutenção e substituição de bombas e outros dispositivos", argumenta.
A diretoria da ETA afirma que o nível do reservatório está "extremamente baixo" por conta da produção limitada e é insuficiente para atender toda população.
"Dessa forma, o sistema não consegue estabilizar as pressões, por isso houve a necessidade da adoção dessa ação emergencial de revezamento no abastecimento", afirma, em nota, o órgão.
Veja mais notícias da região no g1 Campinas