Carregando...

Matrículas de novatos na rede estadual do Ceará podem ser feitas a partir de 14 de janeiro

Matrículas de novatos na rede estadual do Ceará podem ser feita a partir de 14 de janeiro — Foto: José Leomar/ SVM

Matrículas de novatos na rede estadual do Ceará podem ser feita a partir de 14 de janeiro — Foto: José Leomar/ SVM

Para garantir o acesso de alunos saídos da rede particular, de outros estados ou que abandonaram a escola, desejando ingressar nas escolas estaduais, a Secretaria da Educação (Seduc) abriu as matrículas para novatos a partir desta quinta-feira (14). (Veja abaixo o passo a passo de como fazer a matrícula.)

A realização do cadastro ocorre de forma presencial nas cidades do interior, enquanto Fortaleza também conta com a opção do registro online.

No caso das escolas estaduais em Fortaleza, pais ou responsáveis devem realizar a matrícula de forma online, sendo liberado o acesso presencial somente para aqueles que não possuem acesso à internet. Conforme a Seduc, a medida foi tomada a fim de evitar aglomerações e agilizar o atendimento no período de matrícula.

No caso dos municípios do interior cearense, o cronograma de matrícula é estipulado por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede).

Ao todo, o Ceará contabiliza 730 escolas na rede estadual, de acordo com dados da Seduc. Durante esta etapa, a matrícula irá ocorrer em 453 escolas de Ensino Médio regular e as 155 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral da capital e do interior do Estado.

Matrícula

Para realizar a matrícula online, pais, responsáveis, ou estudantes maiores de 18 anos, precisam realizar o cadastro de usuário na plataforma matricula.seduc.ce.gov.br. Com isso, será gerado o login e a senha de acesso do usuário, a serem utilizados no momento do cadastro da matrícula.

Na plataforma, será permitido selecionar três opções de unidades escolares, incluindo ordem de preferência. Além disso, deve acrescentar o tipo de ensino, a série e o turno.

"O resultado será indicado pelo sistema. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida", aponta a Seduc.

Documentação

Durante a matrícula online, é necessário levar certidão de nascimento, casamento ou RG, assim como a declaração de matrícula do ano de 2020. Já no processo presencial, os pais ou responsáveis precisam levar:

  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Transferência ou declaração de escolaridade;
  • Duas fotos 3×4 do estudante;
  • Cartão de vacinação (conforme Lei no 16.929 de 09 de julho de 2019 para alunos com até 18 anos e também precisamente para os estudantes do Ensino Médio);
  • Cópia da identidade e número do CPF;
  • Número de Identificação Social (NIS), somente para as famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Passo a passo para acessar o sistema de matrícula

  1. Abra o Sistema de Matrícula Online
  2. Escolha a opção “Novos Alunos” (ícone amarelo na página inicial)
  3. Se ainda não tiver uma conta, realize o cadastro, clicando em “Não tem uma conta? Cadastre-se”
  4. Inclua nome, e-mail, CPF e data de nascimento no cadastro
  5. Confirme o cadastro de matrícula após receber uma mensagem da Seduc para o e-mail cadastrado
  6. Uma vez confirmado, realize o cadastro seguindo as orientações

Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 minuto:

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar