/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/P/p/QVjiBiRa2L3LDY3qlSeA/jose-leomar.jpg)
Matrículas de novatos na rede estadual do Ceará podem ser feita a partir de 14 de janeiro — Foto: José Leomar/ SVM
Para garantir o acesso de alunos saídos da rede particular, de outros estados ou que abandonaram a escola, desejando ingressar nas escolas estaduais, a Secretaria da Educação (Seduc) abriu as matrículas para novatos a partir desta quinta-feira (14). (Veja abaixo o passo a passo de como fazer a matrícula.)
A realização do cadastro ocorre de forma presencial nas cidades do interior, enquanto Fortaleza também conta com a opção do registro online.
No caso das escolas estaduais em Fortaleza, pais ou responsáveis devem realizar a matrícula de forma online, sendo liberado o acesso presencial somente para aqueles que não possuem acesso à internet. Conforme a Seduc, a medida foi tomada a fim de evitar aglomerações e agilizar o atendimento no período de matrícula.
No caso dos municípios do interior cearense, o cronograma de matrícula é estipulado por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede).
Ao todo, o Ceará contabiliza 730 escolas na rede estadual, de acordo com dados da Seduc. Durante esta etapa, a matrícula irá ocorrer em 453 escolas de Ensino Médio regular e as 155 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral da capital e do interior do Estado.
Matrícula
Para realizar a matrícula online, pais, responsáveis, ou estudantes maiores de 18 anos, precisam realizar o cadastro de usuário na plataforma matricula.seduc.ce.gov.br. Com isso, será gerado o login e a senha de acesso do usuário, a serem utilizados no momento do cadastro da matrícula.
Na plataforma, será permitido selecionar três opções de unidades escolares, incluindo ordem de preferência. Além disso, deve acrescentar o tipo de ensino, a série e o turno.
"O resultado será indicado pelo sistema. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida", aponta a Seduc.
Documentação
Durante a matrícula online, é necessário levar certidão de nascimento, casamento ou RG, assim como a declaração de matrícula do ano de 2020. Já no processo presencial, os pais ou responsáveis precisam levar:
- Cópia da certidão de nascimento;
- Transferência ou declaração de escolaridade;
- Duas fotos 3×4 do estudante;
- Cartão de vacinação (conforme Lei no 16.929 de 09 de julho de 2019 para alunos com até 18 anos e também precisamente para os estudantes do Ensino Médio);
- Cópia da identidade e número do CPF;
- Número de Identificação Social (NIS), somente para as famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Passo a passo para acessar o sistema de matrícula
- Abra o Sistema de Matrícula Online
- Escolha a opção “Novos Alunos” (ícone amarelo na página inicial)
- Se ainda não tiver uma conta, realize o cadastro, clicando em “Não tem uma conta? Cadastre-se”
- Inclua nome, e-mail, CPF e data de nascimento no cadastro
- Confirme o cadastro de matrícula após receber uma mensagem da Seduc para o e-mail cadastrado
- Uma vez confirmado, realize o cadastro seguindo as orientações
Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 minuto: