Carregando...

Comércio ambulante está proibido na Beira Mar nos fins de semana, em Fortaleza; no carnaval, a suspensão será diária

Funcionário cercam o trecho da 'Praia dos Crush' na manhã deste sábado em Fortaleza — Foto: Isaac Macedo

Funcionário cercam o trecho da 'Praia dos Crush' na manhã deste sábado em Fortaleza — Foto: Isaac Macedo

A Prefeitura de Fortaleza publicou, na sexta-feira (15), uma portaria que suspende as atividades de ambulantes nos calçadões e praias da Avenida Beira Mar, aos sábados e domingos do período pre-carnavalesco, a partir deste sábado (16) até 7 de fevereiro. Já no período de carnaval, a proibição vale para todos os dias, de 13 a 16 de fevereiro. O trecho está compreendido entre as avenidas Almirante Tamandaré e Rui Barbosa.

Ainda segundo a prefeitura, também estão suspensas as autorizações de utilização de todo e qualquer espaço público solicitadas por bares e restaurantes, nos dias e períodos especificados na portaria.

Neste sábado, a prefeitura bloqueou a faixa de areia da 'Praia dos Crush' e a praça conhecida como 'Largo da Mocinha', em frente a bares, dois locais da Praia de Iracema bastante frequentados por fortalezenses e visitantes, principalmente, aos sábados e domingos.

Fiscalização da Agefis e Guarda Municipal

A fiscalização quanto ao cumprimento das normas estabelecidas pela nova portaria ficará a cargo da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Guarda Municipal. Nos próximos dias, a Coordenadoria de Ordenamento do Território da Regional fará uma abordagem educativa na região com informações sobre o funcionamento do comércio ambulante nesse período. A Prefeitura está montando uma estrutura de gradil para delimitar o uso do local e dispersar possíveis aglomerações.

A portaria corresponde com o Decreto do Governo do Estado nº 33.899/2021, que suspendeu, em todo o Ceará, festas ou eventos comemorativos de Carnaval, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular.

“Essa portaria foi planejada de forma a respeitar as normas sanitárias, buscando preservar ao máximo a economia e os empregos, bem como conter o avanço da Covid-19 na Cidade. Daremos todo o suporte necessário aos trabalhadores da região”, comentou o secretário da Regional 2, Rennys Frota.

Festas de carnaval cancelas

As festas de carnaval em 2021 no Ceará foram canceladas pelo governador Camilo Santana. O anúncio foi feito no último dia 8 de janeiro através de suas redes sociais. Com isso, festas, shows e eventos sociais públicos e privados estão suspensos, conforme o decreto.

Foi cancelado ainda o ponto facultativo na segunda e terça-feira de carnaval. O governador não informou se a festa será transferida para alguma outra data no decorrer do ano de 2021. Camilo também prorrogou até o próximo dia 31 de janeiro, o decreto com as mesmas medidas previstas no documento que estava em vigor no fim de ano.

As medidas anunciadas por Camilo Santana são:

  1. Continuam em vigor até o dia 31/1 as medidas previstas no decreto de fim de ano, como a proibição de festas, shows e eventos sociais. As medidas passam a constar num decreto único;
  2. Suspensão, em todo o Estado, de quaisquer festas ou eventos comemorativos de carnaval, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular;
  3. Cancelamento de ponto facultativo nos dias 15 e 16/2, 2ª e 3ª feira de carnaval, como ocorria em anos anteriores;
  4. Proposição aos órgãos representativos competentes para a abertura do comércio, serviços e indústria durante os dias de carnaval;
  5. Os órgãos de fiscalização do Estado e Prefeitura de Fortaleza (PMF) estarão se reunindo na 2ª feira (11) para intensificar as ações de fiscalização, principalmente nas áreas com maior incidência de casos;
  6. Para apoio ao Setor de Eventos, um dos grandes afetados pela pandemia, equipes do Governo e PMF estarão se reunindo na 2ª feira (11) com o setor de modo a desenvolver um Plano de Apoio, principalmente dos pequenos negócios.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Calendar