Carregando...

Entenda como a passagem de ônibus em Caucaia se tornou de graça

Caucaia, na Grande Fortaleza, passa a ter passagem de ônibus gratuita — Foto: Divulgação

Caucaia, na Grande Fortaleza, passa a ter passagem de ônibus gratuita — Foto: Divulgação

Os ônibus de transporte público que circulam na cidade de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), começam a funcionar de maneira gratuita a partir desta quarta-feira (1º). A decisão foi anunciada em julho deste ano pelo prefeito Vitor Valim (Pros).

  • Caucaia tem ônibus de graça a partir desta quarta-feira

Nesta reportagem, você irá entender como a medida deve funcionar, quanto ela deve custar aos cofres da cidade e por que o governo municipal decidiu implantar o serviço gratuito.

Qual o tamanho do município de Caucaia?

A cidade de Caucaia é a segunda maior do Ceará em população. De acordo com a estimativa populacional para 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 368.918 habitantes, perdendo apenas para Fortaleza. Segundo a Prefeitura, Caucaia é a maior cidade do país com gratuidade no transporte público.

Caucaia tem 368.918 habitantes, de acordo com últimos dados divulgados pelo IBGE. — Foto: Helene Santos/SVM

Caucaia tem 368.918 habitantes, de acordo com últimos dados divulgados pelo IBGE. — Foto: Helene Santos/SVM

Qual será o gasto com a gratuidade no transporte público?

A prefeitura diz que estima gastar R$ 25 milhões ao ano com o serviço gratuito.

De onde sairá esse dinheiro?

Os recursos sairão do Tesouro municipal. A prefeitura argumenta que isso foi possível em função da modernização administrativa, responsabilidade fiscal e gestão financeira. Segundo ela, a nova forma de gestão permitiu aumentar em mais de 18% a arrecadação direta da cidade.

Quando começa a funcionar?

A gratuidade no transporte público começa oficialmente nesta quarta-feira (1º) em todas as áreas da cidade, urbanas e rurais.

Serviço intermunicipal, entre Caucaia e outras cidades, continua sendo pago.— Foto: Divulgação/Vitória

Serviço intermunicipal, entre Caucaia e outras cidades, continua sendo pago. — Foto: Divulgação/Vitória

Quem pode usufruir do serviço?

Todos os cidadãos e turistas que visitarem a cidade poderão usar o serviço público.

Quais os efeitos dessa medida?

De acordo com a Prefeitura, um estudo realizado apontou que, já em setembro, o rendimento financeiro familiar em Caucaia deve ter aumento real de 15% a 36% mensalmente. "Tendo esses dados de imediato, foi tomada a decisão de zerar a tarifa", afirmou em nota.

Além disso, o município também acredita que haverá uma migração de usuários do transporte particular para o público, diminuindo, em média, 40% do fluxo de veículos em circulação, promovendo assim uma melhor qualidade do ar.

Qual a média de passageiros da cidade?

Conforme a Prefeitura, a média mensal de passageiros da cidade é de 736.070. Todas as linhas somadas percorrem 487.932 km a cada mês. A previsão é que o número de usuários cresça 30% de segunda a sexta-feira e 100% aos fins de semana.

Caucaia é a primeira cidade do Ceará a oferecer o serviço?

A cidade de Eusébio foi a primeira cidade do Ceará a ofertar o serviço gratuito, em 2011. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Eusébio

A cidade de Eusébio foi a primeira cidade do Ceará a ofertar o serviço gratuito, em 2011. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Eusébio

Não. O município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, já oferta o serviço gratuito há dez anos. Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) da cidade, Lauro Leite, antes da pandemia a média diária de passageiros era de até 50 mil pessoas; atualmente são 30 mil. Doze linhas circulam na cidade entre 5h30 e 20h20 e qualquer pessoa pode usufruir do serviço. O financiamento sai dos cofres da Prefeitura, com pagamento executado pela própria AMT.

Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 Minuto:

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*