Carregando...

Ceará recebe lote com 47.970 doses de vacinas da Pfizer

Vacina contra Covid-19 — Foto: Carla Cleto

Vacina contra Covid-19 — Foto: Carla Cleto

O Ceará recebeu, nesta quarta-feira (15), um novo lote com 47.970 doses de vacinas da Pfizer, contra a Covid-19. Os imunizantes serão utilizados para aplicação da primeira dose (D1), seguindo recomendação do Ministério da Saúde. Mais cedo, o governador Camilo Santana (PT) já havia anunciado em postagem nas redes sociais que o estado receberia as novas doses.

As 47.970 doses chegaram através de um voo, que pousou às 12h20 no Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins.

Segundo Camilo, o estado do Ceará tem previsão de receber um novo lote com imunizantes da AstraZeneca para complementação da segunda dose (D2).

LEIA TAMBÉM:

  • Agosto é o mês com menos mortes por Covid no Ceará desde o início da pandemia

Mortes por Covid-19

Agosto foi o mês com o menor número de mortes registradas por Covid-19 no Ceará desde o início da pandemia, com 29 óbitos contabilizados pela doença, conforme levantamento do G1 com dados desta quinta-feira (15) da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

No pico da pandemia, o Estado chegou a registrar 4.115 mortes pelo novo coronavírus, em abril de 2020. Quando houve os primeiros registros da doença, em março do mesmo ano, 897 pessoas morreram pela doença.

Além do Ceará, a queda de mortes por Covid em agosto foi observada no restante do país e o mês teve o menor número de óbitos pela doença em 2021, segundo dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do Brasil.

Em comparação com julho, quando 132 óbitos por Covid foram registrados, agosto apresentou uma queda percentual de 78,3% nos registros de óbitos. Já em relação a abril de 2020, o pior mês da pandemia no Ceará, a queda percentual nos registros de mortes pela doença foi de 99,3%.

A queda nos registros de óbitos por Covid ocorre com a avanço da vacinação no Ceará, que registra 8.724.995 doses aplicadas, conforme o Vacinômetro, atualizado na última segunda-feira (13).

O Estado imunizou até o momento 2.964.023 pessoas, entre elas, 2.807.301 completaram o ciclo vacinal com as duas doses dos imunizantes e 156.722 foram vacinados com a dose única. Já outras 5.760. 972 receberam a primeira dose da vacina.

Apesar do avanço da vacinação e da diminuição do registro de óbitos, os especialistas alertam para a continuidade dos cuidados sanitários, para evitar a propagação da Covid-19. Com isso, seguem em vigor s medidas determinadas no decreto vigente no Estado, como uso obrigatório de máscara, distanciamento social, entre outros.

Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 Minuto:

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*