/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/Z/e/3RGyUJQlKqyPZRsQfyAg/concurso.jpg)
Candidatos ficaram sabendo da suspensão pelos avisos no local de prova na manhã deste domingo (12) — Foto: Gioras Xerez/G1
O concurso do Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) foi retomado, conforme nova decisão da Justiça do Ceará, publicada nesta terça-feira (21). A Universidade Estadual do Ceará (Uece), organizadora do certame, define o novo cronograma e deve divulgará em breve a nova data de realização da prova. A informação é do Metrofor.
A Justiça do Ceará havia determinado no último dia 11 a suspensão do concurso público para o metrô de Fortaleza, que tinha provas previstas para domingo (12) e mais de 30 mil inscritos. Muitos candidatos só souberam da suspensão no local de prova.
LEIA TAMBÉM:
- Veja lista de concurso aberto sem todo o país
O Poder Judiciário argumentou que o edital não exigia requisitos mínimos para a função de assistente de condutor de VLT e deve ser suspenso até a retificação do edital. Essa decisão atendeu a pedido do Ministério Público do Estado do Ceará.
Candidatos pegos e surpresa
O autônomo Elissandro Teixeira, 30 anos, disse no dia das provas que soube da suspensão durante a corrida de Uber quando ia para o exame.
"Fiquei sabendo dentro do carro. Uma colega minha me passou informação de que estava cancelado. Cheguei à Uece ninguém passou nenhuma informação. Só colocaram um papel na grade e pronto. Um absurdo e desrespeito com todo mundo aqui", disse.
O concurso teve mais de 30 mil inscritos. O Metrofor ofertou 148 vagas, entre níveis médio, técnico e superior. A maioria, para funções operacionais do metrô da capital cearense.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/U/A/SFIH7dQMyzIdRnYA03mw/concurso.jpeg)
Aviso da suspensão fixado em local de prova na manhã do domingo (12) — Foto: Divulgação
Na madrugada do domingo (12), a Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), banca organizadora do certame, informou a suspensão das provas.
Na decisão que suspendeu o concurso, a Justiça mandou ainda reabrir as inscrições. “Determino, ainda, que a prestadora do serviço público promova a reabertura das inscrições ao referido cargo, no prazo de 05 dias úteis, sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a ser revertida em favor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará”, determinou o juiz.
Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto: