Carregando...

Ceará confirma primeiros casos da subvariante BQ.1 da Covid-19; pacientes apresentam sintomas leves

Secretária de Vigilância em Saúde fala sobre nova variante do coronavírus achada no Ceará

Secretária de Vigilância em Saúde fala sobre nova variante do coronavírus achada no Ceará

O Ceará confirmou, nesta sexta-feira (11), quatro casos da subvariante BQ.1 do coronavírus, causador da Covid-19. Todos os pacientes moram em Fortaleza e apresentam apenas sintomas leves da doença.

Os registros foram confirmados por meio de sequenciamento genômico, informou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ainda segundo a pasta, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro, governadora em exercício, reuniu-se nesta sexta com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia para discutir o cenário epidemiológico estadual.

Nova subvariante do coronavírus já provocou morte em território brasileiro. — Foto: NIAID

Nova subvariante do coronavírus já provocou morte em território brasileiro. — Foto: NIAID

A Sesa orientou, em nota, que a população complete os esquemas de vacinação contra a Covid-19 com as doses de reforço, conforme a faixa etária, para prevenir o contágio.

Em caso de sintomas gripais, a pasta indicou o uso de máscara e a realização de testagem em uma das unidades de saúde municipais. Se o paciente testar positivo para a doença, a recomendação é de isolamento social por sete dias, a contar do primeiro dia dos sintomas, ou, em caso de resultado negativo do exame, a partir do quinto dia.

LEIA MAIS:

  • Covid: o que é a BQ.1? As vacinas continuam protegendo? Saiba mais sobre a subvariante da ômicron
  • Aumento de positivos em testes e subvariante BQ.1: o que se sabe sobre 'nova onda' de Covid no Brasil?

Nova subvariante

A nova subvariante BQ.1 deriva da variante Ômicron do coronavírus e já foi encontrada em outros cinco estados — Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo — até o momento.

Na última terça-feira, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte provocada pela subvariante. A vítima, de 72 anos, era residente de Diadema (SP), tinha comorbidades e não havia tomado as quatro doses do imunizante contra a Covid recomendadas pelas autoridades.

Os sintomas da subvariante, que não é de maior gravidade, são semelhantes aos das variantes anteriores. Dada a circulação do agente infeccioso, a recomendação da Sociedade Brasileira de Infectologia, divulgada em nota nesta sexta (11), é de que a população complete o esquema vacinal e mantenha medidas como distanciamento social, principalmente os segmentos mais vulneráveis.

Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:

50 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*